Ibitinga, Quarta, 21 de Novembro de 2018
Copa do Mundo e Eleições

  Copa do Mundo de Futebol já foi paixão nacional. Segundo as últimas pesquisas, 41% de pessoas não se interessa por futebol. Em torno de 54% acham que o Brasil não será campeão, tudo – parece-me – somado ao fiasco dos 7 x 0 que tomamos da Alemanha, na última Copa.

   Vivemos, em qualquer situação de acertos, erros, desafios. Antes, o ditado era – “o importante é competir”. Agora é “temos que ganhar”. Outros – com ou sem razão – que nossa gente passando um miserê dos brabos – e a seleção fica nuns trinques danado de roupas, avião ao custo astronômico de R$ 500.000,00, hotéis, etc.. e tal. Ora, isso sempre foi assim ou até pior. Há patrocínios grandiosos, em tudo isso.

   Reclamam dos horários dos jogos. Estamos em fusos horários diferentes, não tem como os jogos serem à noite. Em Moscou, na Rússia, o fuso é de 7 horas à frente da nossa. Aqui às 17hs, lá 23hs. Os jogos das 11hs aqui, serão às 17hs lá.

   Resta-nos a torcida e que o Brasil, consiga uma boa vitória, quem sabe, ser Campeão, ou hexacampeão. Ganhamos cinco 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Quem sabe emplacamos essa ou, ao menos, não passamos vexame.

   Ah! Escrevi aqui da Copa para dizer que lá se anulam gols.

   Nós não podemos anular votos, votar em branco e deixar e ir votar – pensando que com esse gesto – simplesmente por esse gesto – iremos anular pleito eleitoral.

   Escrevi sobre isso, na semana passada, neste espaço e, logo na segunda-feira, recebi um WhatsApp, nesses nossos grupos, dizendo que as eleições do Tocantins corriam o sério risco de anulação, por conta da abstenção. Por favor – isso é mentira. 

  Claro que cada um de nós pode abster-se de votar, anular seu voto, votar em branco, sem dúvida que pode. Eu, particularmente, acho que não devemos agir assim (respeito os contrários). Mas insisto: numa democracia que engatinha, a passos lentos, arrumando Instituições, devemos votar num candidato. Quando você se não vai votar, vota em branco ou anula, saiba que está ajudando a eleger alguém.

   Não faz muitos anos, em Gavião Peixoto, aqui pertinho, onde hoje está a EMBRAER, um prefeito perdeu a eleição por “1” (um) voto? É se você quisesse que ele ganhasse e não foi votar ou deixou de ir, ajudou a eleger o adversário dele.

  Esse caso já aconteceu em outras oportunidades, em vários outros municípios do Brasil. Para eleições majoritárias e proporcionais. Nessas (deputados federal, estaduais e distrital), um voto de diferença, pode mudar o tal “quociente eleitoral”, o cálculo de quantos serão os Deputados eleitos, de determinado partido, diante da forma da distribuição dos votos.

  Não importa o Partido, nem o candidato – vote naquele que você conhece a sua capivara, naquele que não está envolvido em falcatruas. Vote para mudar, esse é o exercício da democracia. 

  Por favor, não me venham mais com essa de que sua ausência reflete o seu desprezo pela política e, por isso, não irá votar. O que você quer? Uma ditadura, onde você não pode escrever, só lê nos livros aquilo que o Governo Ditadorial quer, os jornais e TVs só escrevem ou falam o que estiverem autorizados? 

  Sabia que na China, por exemplo, você não consegue acessar alguns sites? O Dr. Google lá, está fora. Só deixam você acessar o que o Regime Popular quer. E olha, que a atual China é muito capitalista. Tem os maiores investimentos no continente. Continua com Partido Único.

  Aqui, tivemos dois: O MDB e a ARENA (essa governista). Tudo que foi feito pela oposição, foi desmanchado pela situação dos militares. Iam ganhar os Senadores de oposição. Criaram os Senadores Biônicos. As regras eram alteradas, da noite para o dia. Fora as torturas, sumiços e outras atrocidades.

  Reescrevo: tenham certeza que é melhor uma péssima Democracia do que a melhor Ditadura do Mundo, seja ela civil ou militar.

  Vamos fazer gol de placa, na Copa e nas Eleições. Na Copa, tomara que a moçada marque gols. Nas eleições, que você compareça e vote no seu partido, no seu candidato. Mas vote certo, puxe a capivara do cara. Não venda seu voto, ele custa muito caro. Custa Hospitais, Saúde, Segurança Pública e você, não poderá reclamar, pois está pago.

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546