Ibitinga, Terça, 04 de Agosto de 2020
Inaugurado o Sicredi – Centro Norte SP em Ibitinga

No dia 16/12/2019, iniciou a atividade do SICREDI, em Ibitinga, onde estavam presentes a Diretoria e Presidente da entidade. O Sicredi recebeu os sócios fundadores, autoridades e o antigos próprios das Lojas Saad, no dia 19, para uma recepção, onde estava presentes inúmeras pessoas e autoridades local.

   A Chopicanha, evento realizado pela Loja Maçônica Estrela de Ibitinga, tem o privilégio de receber patrocinadores importantes, da terra e de fora, durante todas as suas 24 edições. No ano de 2018, teve a felicidades de receber o patrocínio do SICREDI, uma cooperativa de crédito com mais de 1.800 agências, em 22 estados e no distrito federal. É a única instituição financeira em mais de 230 cidades do Brasil e, agora, por conta da aproximação do Evento Chopicanha, chega em Ibitinga e fincará raízes em terreno fértil, que é a pujança do povo ibitinguense, essa gente trabalhadora e que ganhará, com o SICREDI, mais competitividade no crédito, em suas variadas modalidades. 

   No evento de 2018 veio uma grande caravana de membros do Conselho de Administração e Diretoria, pedindo licença para destacar a figura ímpar do Doutor Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto, que juntamente com sua equipe altamente técnica e qualificada, depois de inúmeros levantamentos na região, optaram por se instalar em Ibitinga, fazendo com que nós, aqui de Ibitinga, possamos ter essa opção segura, de uma outra instituição financeira, que – com certeza – irá fazer frente a outras grandes instituições aqui já instaladas.

   Falar do sistema cooperativo, numa terra que já foi forte nesse segmento, em outras épocas e com grande sucesso, seria até desnecessário. As cooperativas de crédito, comuns na Alemanha do século XIX, operavam em conjunto com as de consumo, e atendiam principalmente aos pequenos produtores urbanos e artesãos. Além das naturais formas mistas, um quarto tipo é a cooperativa agrícola, que funde os três tipos anteriores, atuando em todo o universo da atividade econômica vinculada à agricultura: compra de sementes e outros insumos; financiamento da produção; construção de silos e armazéns; plantio e colheita; comercialização, etc, que foi conhecida nessas bandas.

   A história do cooperativismo brasileiro, embora já pudesse ser observada desde a colonização portuguesa, se inicia oficialmente em 1889 com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto no estado de Minas Gerais. Tratava-se de uma cooperativa de consumo que tinha por objetivo a aquisição de produtos agrícolas por partes dos cooperados. Após, as ideias cooperativistas se expandiram pelos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul de forma autônoma, haja vista que o objetivo dessas primeiras cooperativas era saciar as necessidades de seus próprios membros.  

   No dia 02 de dezembro de 1969 foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), sendo registrada em cartório no ano seguinte. Esta sociedade civil sem fins lucrativos tinha por objetivo a representação e defesa dos interesses do cooperativismo nacional.  

   Do mesmo modo, o ano de 1995 foi um importante marco para o cooperativismo brasileiro. O antigo presidente da OCB, Roberto Rodrigues, se tornou o primeiro não europeu a liderar a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), organismo mundial que tem como função a preservação e defesa dos princípios cooperativistas. 

  Com o objetivo de dar continuidade à expansão dos ideais cooperativistas foi criada, em 1998, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescop), instituição focada no ensino, formação profissional, organização e promoção social dos trabalhadores e associados das cooperativas nacionais. Outra instituição de suma importância no campo cooperativo é a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) que exerce a função sindicalista de grau máximo no âmbito cooperativista desde 2005, além de coordenar o Sistema Sindical Cooperativista. De acordo com o disposto em seu site oficial, esta instituição possui como missão: “Defender o cooperativismo e os interesses da categoria econômica das cooperativas brasileiras”.

   O importante do SICREDI é que vem para Ibitinga, uma das grandes instituições financeiras, no sistema cooperativo, onde não se visa prioritariamente o lucro, pelo lucro e, sim, o bem estar social; a contribuição com a sociedade em que estará inserida, dentro de uma filosofia de trabalho, onde todos ganham e não só os banqueiros do Brasil. Uma instituição que objetiva, cada dia mais, a modernidade imposta pela tecnologia, sem perder – como perderam outras – a sociabilidade e a humanização do seu associado. Não seremos, no SICREDI, somente um número de conta e, Ibitinga, não será somente mais uma cidade. Estaremos, certamente, irmanados – para o progresso de nossa cidade.

   Desejo que o SICREDI, seja muito bem-vindo. Sinto-me agradecido de, ainda que minimamente ter colaborado para a instalação dessa séria e honrada instituição aqui, na esquina da D. Pedro II com a rua Prudente de Morais, na esquina onde ficava uma das mais antigas Lojas do comércio local, “Casas Saad” e desejo, por tudo isso, uma vida longa a essa instituição de crédito cooperativado, tanto quanto foi a nossa querida “Loja dos Saad”.

   Na próxima quarta, comemora-se o Natal, para os cristãos, o nascimento de Jesus, O Cristo, o que veio em nome do Senhor.

   A comemoração do Natal, como tantas outras datas, acaba surgindo para melhorar o comércio, ativar a economia. Acabam por se esquecer qual o verdadeiro espírito da data.

   Desejo a todos que tenham um Natal Feliz, repleto de paz e harmonia. Se faltar crédito para algum presente, você já tem a opção do SICREDI, a juros bem baratinhos.

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2020 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546