Ibitinga, Domingo, 19 de Maio de 2024
Sindicato Rural participou do 2º encontro estadual de agronegócio
Evento reuniu mais de 600 participantes da rede sindical, técnicos FAESP, SENAR-SP e SEBRAE e os novos Agentes de Inovação
Sindicato Rural participou do 2º encontro estadual de agronegócio

   O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva informa que esteve presente no dia 23 de setembro, sexta-feira, no 2º ENCONTRO ESTADUAL DE AGRONEGÓCIO. 

    A reunião aconteceu no município de Lins, no Estado de São Paulo, e mostrou os resultados do programa-piloto ALI Rural e demais ações da parceria entre SEBRAE e FAESP/SENAR-SP, além de novos projetos para 2023. O evento aproximou diversos atores-chaves, lideranças da rede sindical rural paulista, parceiros do agronegócio e autoridades.

   O Encontro contou com a participação de diretores e gestores do Sistema FAESP/SENAR-SP, dos escritórios regionais do SEBRAE, sindicatos rurais e bolsistas Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-SP – o público estimado do evento foi de 600 pessoas.

   Na abertura, Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP destacou que graças a todo o trabalho realizado por todos os agentes das instituições, o brasileiro pode ficar despreocupado porque não há risco de falta de alimentos. “Temos técnicos capacitados para levar ciência e conhecimento ao produtor.  Todos estão trabalhando de maneira firme e consistente, porque o produtor tem a competência para continuar produzindo. E nossas instituições estão ampliando cada vez mais a estrutura técnica, aumentando os recursos de apoio a esse produtor”, destacou.

   O vice-presidente da FAESP e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles ressaltou a união construída dos técnicos no campo. Lembrou da dedicação de toda a cadeia do agronegócio nos últimos anos e a superação das dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia. “Nós sofremos demais para chegar aonde chegamos, a fim de garantir a segurança alimentar nacional e também mundial. A integração entre as instituições que está ocorrendo aqui é única. É uma experiência que está servindo de exemplo para todo o País. Essas parcerias estão criando condições efetivas para o desenvolvimento do homem do campo”, afirmou.

    Já Ivan Hussni, diretor técnico e de administração e finanças do SEBRAE-SP, destacou as ações estruturadas por essa grande parceria institucional. Ele divulgou no evento, em primeira mão, o lançamento do Programa de Desenvolvimento Local. “Com esse programa, vamos trabalhar todos os segmentos do agronegócio envolvendo prefeituras, os ALIs e demais parceiros, para colocar os mercados ao alcance dos produtores”, apontou.

   “Temos feito encontros com produtoras em várias cidades e tenho visto essa sinergia entre sindicatos rurais, o SEBRAE-SP, e a FAESP, e nessa parceria quem ganha são os produtores e as produtoras paulistas”, declarou Adriana Menezes, diretora da FAESP e coordenadora da Comissão Técnica Semeadoras do Agro.

   Sérgio Quinelato, presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga relatou sobre a importante da parceria e de projetos. “As parcerias, principalmente a parceria FAESP-SENAR e SEBRAE é o pilar de sustentação dos Sindicatos Rurais. Então essa parceria é muito importante, ela nos proporciona capacitação aos funcionários dos produtores rurais, principalmente o Sistema FAESP-SENAR e o SEBRAE. Hoje em dia, essas parcerias são fundamentais, porque nós precisamos de gente para dar continuidade no nosso agronegócio e pelo que a gente sente quase ninguém se preocupa mais na sua qualificação para o trabalho no campo. Então, nós estamos tendo essa dificuldade: qualificação e mão de obra. E as parcerias, estamos com a parceria agora com a Usina Ipiranga de Iacanga, lá temos através do Sistema FAESP-SENAR e o SEBRAE, aprendizagem mecânica e mecânicos de maquinas agrícolas e também na parte do plantio da cana de açúcar no campo, como as atividades que eles vão desenvolver no campo no plantio de cana de açúcar, isso tudo com a Usina Ipiranga de Iacanga. E temos na nossa extensão de base em Tabatinga, o mesmo sistema, com parceria FAESP-SENAR o projeto “JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO” que é o sucesso naquela cidade onde os frequentadores participam com muita garra o projeto”, diz Sérgio.

   Em pergunta sobre a entidade Sérgio Quinelato, presidente do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão em Tabatinga, relata que atualmente conta com mais de 700 associados em Ibitinga, mais a extensão de base de Tabatinga.

   O diretor-superintendente do SEBRAE-SP, Marcos Vinholi, celebrou o “casamento” entre as entidades, que olham para os produtores com empreendedores natos. “Esse é o Brasil que dá certo, a união do agro que produz e trabalha de sol a sol, com um empreendedorismo que é motivo de grande orgulho para todos nós. Com tecnologia e sustentabilidade, dentro de um papel estratégico que trabalha com o pequeno produtor para que ele seja grande um dia, e para que possa gerar mais emprego e renda.

  O superintendente do SENAR-SP, Mário Antônio Biral se emocionou ao mencionar o trabalho do SENAR de levar conhecimento ao produtor, pois é a capacitação que faz com que o agricultor continue na terra, produzindo. “Tenho respeito e admiração por esse homem e essa mulher que está no campo, e precisamos compreender a simplicidade e a humildade que eles têm. Porque ele sabe o que é o campo, o que é o trabalho”, disse. 

   Outro painel do encontro teve a apresentação dos resultados do projeto-piloto do ALI, com Fábio Bonassi e Karyna Muniz, além de cases dos produtores do Ali Rural dos municípios de Mogi das Cruzes, Cruzeiro, Presidente Venceslau e Cerqueira César. Em seguida, uma mesa-redonda envolvendo FAESP/SENAR/Sindicatos Rurais com o tema “Como a parceira FAESP/SENAR/SEBRAE ajudou na sustentabilidade do Sindicato Rural”. Os cases apresentados foram os dos sindicatos rurais de Alta Noroeste/Araçatuba, com Thomas Neves Rocco; São João da Boa Vista, com Vera Lúcia Machado; Morro Agudo, com Roberto Carmahan; e Ibitinga, com Sérgio Quinelato.

   “Atuação Agronegócio 2023 – SEBRAE /FAESP/SENAR-SP” foi o tema do painel de encerramento do evento, apresentado por Rodrigo Matos do Carmo, gerente da unidade de Desenvolvimento Setorial e Territorial do SEBRAE-SP, e Jair Kaczinski, gerente técnico do SENAR-SP. Kaczinski apresentou os números das ações realizadas pelo SENAR-SP junto aos produtores através dos sindicatos rurais, projeção de novos projetos como o Plano Anual de Trabalho-PAT, e a implantação, no Estado de São Paulo, da Assistência Técnica e Gerencial-ATeG.

   No final do evento houve a entrega oficial de 26 novos veículos do ALI Rural, que farão parte da frota já existente. São veículos especialmente preparados para o atendimento dos técnicos aos pequenos e médios empresários do agro paulista, para levar inovações para os melhores resultados em produtividade.

   O evento contou ainda com a presença do governador Rodrigo Garcia, que discursou a respeito do importante alinhamento das ações de governo com as demais instituições em benefício do agronegócio paulista, e do secretário estadual de Agricultura Francisco Maturro. 

    Estiveram presentes também personalidades políticas ligadas ao agronegócio, como Junji Abe (ex-prefeito de Mogi das Cruzes e ex-deputado federal), Frederico D’Avila (deputado estadual), e os candidatos a deputado federal Fabio Meirelles Neto e a deputado estadual Ginack Júnior.

Fonte: SITE OFICIAL SISTEMA FAESP-SENAR-SP E SINDICATO RURAL DE IBITINGA

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546