Desde a último terça-feira (02), as prestadoras de internet podem solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em São Carlos (SP) , Araraquara, Nova Europa, Bocaína, Boa Esperança do Sul, Santa Ernestina, Reginópolis e Arealva, entre outras da nossa região. Ao todo, a Anatel antecipou a liberação em 282 municípios tiveram a liberação do planejamento aprovado em todo país. Já as cidade de Jaú e Bauru, o uso do 5G já está liberado.
A decisão foi tomada na quarta-feira (26), em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).
Agora, 964 municípios passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G, contemplando 131,5 milhões de pessoas, o que corresponde a 62% da população do Brasil.
Região
Segundo a ANATEL, Ibitinga, Itápolis, Borborema, Tabatinga e Iacanga, não possuem nem o planejamento aprovado, nem o sinal de 5G liberado.