Ibitinga, Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Quantidade de queimadas em 2011 aumentou, dizem os Bombeiros

     Entre o dia 1º de junho ao dia 31 de outubro, em todo o estado de São Paulo, os bombeiros, realizaram a “Operação Mata Fogo”. Segundo o Corpo de Bombeiros de Ibitinga, em 2011 o número de incêndios foi de 116 ocorrências. Em 2010, houve 109 ocorrências, um aumento de 7%.

    “O aumento não é por falta de fiscalização da Polícia Ambiental, é falta de conscientização da população”, explicou o 1º Sargento Mário Pereira Gomes Filho, da Base dos Bombeiros de Ibitinga. Segundo o sargento, os indicadores dos arquivos de todos os anos, sempre revelam um aumento nos números de casos de incêndios. “Todo o ano, o número de focos aumenta. Dos anos anteriores, de 2000 pra cá, aumentou cerca de 30%”, explicou o sargento Mário.

   Só no incêndio da Cesp, em agosto, destruiu 59 hectares, onde 80 mil litros d’água foram usados para apagar o incêndio. Outro caso em Ibitinga é a reserva do Jd. Paraíso, que já queimou 15 vezes do ano 2000 pra cá. A quantidade total dos hectares destruídos não foi divulgada pelos bombeiros.

Causas de incêndios

     Umas das principais causas de incêndio, segundo os bombeiros, são os “piores” hábitos da população, como atear fogo em renovações de pastos, a queima de restos de lixo doméstico, sujeiras de capinação, ou galhos de árvores. “Nós estamos cada vez mais nos empenhando em combater o fogo, mas a população não vem acompanhando este aumento de trabalho de prevenção”, explica o sargento. Outro erro grave cometido com frequência é a falta de aceiros (faixa sem vegetação ao longo das cercas das reservas) na área rural, segundo o sargento.

Consequências

    Além da perda para a população nos aspectos ambientais, os problemas de saúde também são agravados com as queimadas. Os problemas respiratórios, e de conjutivite, aumentam devido o aumento de poluição e de fuligem no ar.

Área de Atendimento

   A área de atendimento, da base dos bombeiros de Ibitinga, também compreendem os municípios de Borborema, Tabatinga e Nova Europa. Durante a Operação Mata Fogo, os bombeiros tiveram o apoio dos caminhões tanque das usinas Santa Fé, Malosso e Iacanga, bem como o caminhão tanque da prefeitura de Ibitinga.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546