Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
Reflorestamento: SENAR-SP comemora produção de 167 mil mudas nativas
Com parceria de produtores e sindicatos, iniciativa visa colaborar com a recomposição de áreas de preservação ambiental
Reflorestamento: SENAR-SP comemora produção de 167 mil mudas nativas
Foto: Reprodução/FAESP

  O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, juntamente com sua Diretoria Executiva, divulga o saldo do programa “Florestamento – Recomposição da Área de Preservação Permanente”, promovido pelo SENAR-SP.

   Com parceria de produtores e sindicatos, a iniciativa visou colaborar com a recomposição de áreas de preservação ambiental no Estado de São Paulo e, para isso, mais de 167 mil mudas nativas foram produzidas. 

   O programa conta com um curso online e encontros presenciais que somam mais de 168 horas de atividades com temas como importância ecológica, socioeconômica e legislação ambiental, tipos de vegetação, de recomposição florestal, plantio, manejo etc. Em 2022, 24 sindicatos aderiram ao programa, com 334 participantes certificados. Agora, em 2023, o curso está sendo realizado com a participação de 27 sindicatos e 432 pessoas.

   As Áreas de Proteção Permanente são protegidas por Lei e possuem o importante papel ambiental de preservar toda a biodiversidade. Com esse programa, o SENAR/SP prepara produtores e trabalhadores rurais para a formação de mudas e o plantio de árvores nativas na recomposição dessas áreas, promovendo a harmonia entre meio ambiente e agricultura. 

   Durante o curso, os instrutores técnicos do SENAR-SP visitam as áreas onde será realizada a recomposição vegetal e verificam se o espaço atende a todos os requisitos necessários. No local, os proprietários recebem orientações sobre como preparar os viveiros com as sementes cedidas pelo SENAR-SP para a produção de mudas. O programa está ganhando força e vai ajudar na recuperação ambiental de pequenas propriedades.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546