O prefeito de Jaú, Osvaldo Franceschi Júnior, decretou estado de emergência após os estragos causados pela forte chuva que atingiu a cidade ontem. Várias ruas da área central, dos Jardins Carolina, São José e Sempre Verde foram alagadas, duas adutoras romperam e o abastecimento de água está prejudicado. O rio Jaú ficou três metros acima do nível normal, conforme monitoramento da Defesa Civil do Estado.
A estimativa inicial é de que aproximadamente 250 famílias tiveram suas casas atingidas pelas enchentes, que estão sendo consideradas as piores dos últimos 30 anos. No início da tarde, o representante da Defesa Civil estadual, Cristiano Ferreira dos Santos, já havia avaliado a situação como de alerta nas áreas baixas do município.
A Polícia Militar (PM), por intermédio do policiamento de trânsito, interditou algumas vias. Na área central, a rua Prefeito Mário Ferraz Magalhães teve trecho fechado ao trânsito. O mesmo procedimento foi implementado nas ruas Quintino Bocaiúva e na Julhinho de Carvalho.
O alagamento também obrigou a interdição da rua Rafael Behar, no bairro Jardim Sempre Verde. Até o início da tarde, não havia relatos sobre risco de desabamento de imóveis. O Corpo de Bombeiros de Jaú informou que até o final da tarde de ontem não foram registradas ocorrências envolvendo feridos. Em algumas situações atendidas, houve casas inundadas com pessoas que ficaram ilhadas e solicitaram o auxílio do Corpo de Bombeiros.
No bairro Sempre Verde, três crianças e dois adultos foram retirados de um imóvel inundado. Nas ruas Quintino Bocaiúva, Rangel Pestana e Prefeito Mário Ferraz Magalhães houve resgate de pessoas idosas, que foram retiradas de suas residências.
Fonte: Jcnet