Ibitinga, Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Santa Casa promove evento para valorização da vida
Setembro é oficialmente dedicado a Prevenção do Suicídio; a Santa Casa de Ibitinga está promovendo uma série de ações
Santa Casa promove evento para valorização da vida

  Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza em todo país, o Setembro Amarelo. O mês todo é oficialmente, dedicado a Prevenção do Suicídio, por isso a Santa Casa de Ibitinga está promovendo uma série de ações através da equipe de Humanização do hospital, para motivar colaboradores e apoiar pacientes e familiares da Saúde Mental, chamando a atenção para essa triste realidade.

   Algumas ações foram realizadas nos dias, 19 e 20, onde o palestrante motivacional Paulinho Francisco esteve no hospital para encontro com todos os colaboradores no Solário da instituição durante período da tarde. Já para os pacientes e familiares da Saúde Mental foi realizada, durante o horário de visitas, uma palestra informativa com a psicóloga Narayana Sales, para falar do pós-alta, tema importante para continuidade do tratamento.

   De acordo com o cronograma de ações do Setembro Amarelo promovido pela Santa Casa de Ibitinga, ainda serão realizadas as palestras com a participação de outras instituições convidadas como Amor Exigente e Narcóticos Anônimos, exclusivamente para os pacientes e familiares da Saúde Mental.

   Aproveitamos para informar que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de abuso de substâncias.

    A Diretora da Instituição, Vanessa Pultrini, destaca que as ações realizadas para chamar atenção sobre a valorização da vida são de extrema relevância. “Aqui na Santa Casa nosso maior propósito é restabelecer a saúde das pessoas, por isso num esforço dos vários departamentos dentro do hospital, foi possível promover essa atividade simples, mas de grande importância, para apoiar pacientes, familiares e valorizar todos os colaboradores que cuidam da vida das pessoas no hospital”.

   O CVV - Centro de Valorização da Vida é uma das ONGs mais antigas do país, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, 24 horas todos os dias, de forma sigilosa e sem julgamentos, gratuitamente, por meio do telefone 188, também por chat. Todas as formas de acesso podem ser conferidas no site www.cvv.org.br. Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Ibitinga

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546