Em 30 de setembro de 1928 foi inaugurada oficialmente a Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga para atender as necessidades da população e dar melhores condições de saúde para os Ibitinguenses, que até então não tinham um hospital na cidade.
Mantida na época com a mensalidade dos seus fundadores, o auxilio da prefeitura e doações da população, a Santa Casa de Ibitinga cresceu e, hoje é referência para toda região.
Com Atendimento humanizado, equipe multiprofissional qualificada, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas, biomédicos, farmacêuticos entre outros profissionais; Hoje o hospital realiza mais de 200 cirurgias por mês, 150 internações de UTI, mais de 700 partos por ano e 8 mil exames laboratoriais mensais. Tudo isso em benefício da população!
Dedicada em atender o SUS - sistema único de saúde, Convênios e Particulares, atualmente a Santa Casa é gestora da UPA, Centro de Especialidades e do Pronto Socorro da Vila Maria.
Contando com aproximadamente 400 profissionais e colaboradores, vem cumprindo a missão de atender as necessidades da população há 95 anos, se modernizando, ampliando estruturas e capacitando seus colaboradores. Hoje o hospital é referência, mas o seu diferencial é o cuidar.
A data é festiva, é de comemoração. Os desafios do hospital são diários e nesse momento a instituição expressa gratidão a todos que fazem parte dessa engrenagem e que transmitem em cada gesto, em cada atendimento, em cada procedimento, a expressão maior de amor ao próximo.
Ressaltamos também que a Santa Casa não passa por um aniversário sem ter alguma conquista, alguma melhoria para comemorar, mesmo diante do duro cenário de orçamentário.
Nesse momento está acontecendo a revitalizando de diversos espaços do hospital, principalmente a maternidade. As transformações são contínuas. Não há um dia em que não haja alguma equipe envolvida em treinamento, planejamento, e que essa gestão não trabalhe em prol de alguma inovação ou implantação de algum projeto que irá beneficiar os seus pacientes e seus trabalhadores.
A complexidade do hospital exige uma administração cada vez mais especializada, e um olhar atrelado à inovação, compliance, liderança e humanização. Todos os envolvidos se sentem honrados em participar e escrever novos capítulos dessa história.
O que foi proposto à fundação dessa instituição há 95 anos, tem hoje uma função e responsabilidade ainda maior, sem perder sua essência priorizando a vida.
Segundo a Prefeita Cristina Arantes; “hoje o compromisso da Santa Casa são as boas práticas estruturadas e fundamentadas na ética, com atendimento e valorização em busca da excelência para assegurar e ofertar qualidade de vida. Somos fiéis e comprometidos com os compromissos que assumimos com nossa população, com colaboradores, pacientes, fornecedores, terceirizados e voluntários. O desafio é grande, mas não maior que nossa determinação”!
Parabéns Santa Casa de Ibitinga pelos seus 95 anos!
Fonte: Asseessoria de Imprensa da Santa Casa