Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Agricultura orgânica sente o ‘peso’ do calor mais severamente
Altas temperaturas e o excesso de luminosidade podem causar queimaduras em folhas e frutos orgânicos mais intensamente
Agricultura orgânica sente o ‘peso’ do calor mais severamente

  O Presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, Sérgio Quinelato, alerta os agricultores sobre as altas temperaturas e o excesso de luminosidade que podem causar queimaduras em folhas e frutos orgânicos mais intensamente, além de causar distúrbios fisiológicos nas plantas.

  As mudanças climáticas sentidas pelo planeta também são motivo de preocupação para a produção agrícola orgânica. As altas temperaturas podem causar queimaduras em folhas e frutos, além de sérios distúrbios fisiológicos nas plantas, como diminuição da fotossíntese, degradação de enzimas e diminuição da estabilidade de membranas celulares.

   Na agricultura orgânica, a onda de calor afeta ainda mais severamente a produção de variadas cadeias. No setor de hortifrúti, por exemplo, grande parte dos alimentos produzidos são extremamente sensíveis a altas temperaturas. Isso afeta desde a lavoura no campo até o alimento que chega à mesa do consumidor.

   Neste contexto preocupante, onde as temperaturas chegam a beirar os 40°C, agricultores orgânicos buscam soluções que ofereçam mais conforto térmico para as plantas se desenvolverem. Produtores rurais já utilizam um protetor solar específico para agricultura que evita a incidência de radiação excessiva e as altas temperaturas nas plantas.

   As tecnologias disponíveis no mercado coíbem a possibilidade de estresse climático nas lavouras, uma das principais preocupações dos produtores. Há protetor solar, por exemplo, que é capaz de reduzir a temperatura das plantas em uma média de até 4°C. Pulverizado diretamente sobre as folhas, a alternativa usada no campo faz com que as plantas tenham a capacidade de realizar fotossíntese por um período de tempo maior. O impacto é visto na qualidade dos produtos. Fique atento à sua lavoura!

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546