Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Inflação fecha 2023 em 4,62%
Em dezembro, todos os grupos pesquisados tiveram alta
Inflação fecha 2023 em 4,62%
Os alimentos e bebidas tiveram o segundo maior impacto na inflação oficial de dezembro (foto: EVC)

  O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, foi de 0,56% em dezembro. Com esse resultado, o índice fechou o ano de 2023 com alta acumulada de 4,62%, portanto dentro do intervalo da meta da inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional.

   As informações divulgadas na quinta-feira (11), pelo IBGE, apontam que todos os grupos pesquisados tiveram alta no mês. Houve aceleração tanto nos produtos in natura, como no comércio de alimentos.

    A maior variação e o maior impacto vieram do grupo Alimentação e Bebidas, que subiram 1,11% em dezembro. O gerente da pesquisa, André Almeida, explica que as altas temperaturas e o maior volume de chuvas influenciaram a produção dos alimentos.  

   Outro destaque no resultado do mês foi o grupo de Transportes, por conta da alta de mais de 8% das passagens aéreas. Esse grupo também impactou no acumulado do ano. 

   Por outro lado, todos os combustíveis pesquisados - óleo diesel, etanol, gasolina e gás veicular - tiveram deflação.

   Já o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, ficou próximo do IPCA, no mês de dezembro, com alta de 0,55%.  

   Após a divulgação dos números, pelo IBGE, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que a inflação volta para dentro do intervalo da meta depois de dois anos. Nas redes sociais, Tebet disse que o resultado significa "comida mais barata e mais poder de compra". E completou dizendo que quer "repetir em 2024 os bons resultados da economia obtidos no ano passado".

Fonte: Agência Brasil

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546