Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Prefeitura de Bariri confirma primeira morte por dengue em 2024
Daniele Joana Ramos Caçador da Silva, de 33 anos, era agente de combate; Bariri já registrou 1 mil casos positivos em 2024
Prefeitura de Bariri confirma primeira morte por dengue em 2024

   A Prefeitura de Bariri (SP) confirmou, nesta segunda-feira (26), a primeira morte por dengue no ano. A vítima, que morreu na madrugada do dia 1º de fevereiro, era funcionária da Vigilância Epidemiológica da cidade.

  O Instituto Adolfo Lutz atestou a causa da morte somente agora, após análise de amostras de material do paciente. Conforme o atestado de óbito, ela morreu por dengue, choque hipotérmico e desidratação. 

Daniele Joana Ramos Caçador da Silva, de 33 anos, atuava na linha de frente do combate às endemias, com trabalho de identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e chikungunya.

   De acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima deu entrada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no dia 31 de janeiro, com fortes dores abdominais. Devido à gravidade, ela foi transferida para a Santa Casa, onde ficou internada na UTI, mas não resistiu. 

    Daniele foi sepultada na Necrópole Municipal de Bariri. Ela deixou o marido e uma filha. À época, o município decretou luto oficial por três dias. 

Ainda de acordo com a pasta da saúde de Bariri, outras duas mortes são investigadas e aguardam resultado dos exames do Instituto Adolfo Lutz. Uma delas é de uma adolescente de 12 anos.

 

Explosão de casos

   A Prefeitura de Bariri decretou, no início do mês, situação de emergência em saúde pública devido ao alto número de casos de dengue. A cidade contabilizava, até esta segunda-feira (26), 2.004 casos e dois óbitos suspeitos, além da morte já confirmada. 

   Em razão do aumento de casos de dengue, o carnaval de 2024 foi cancelado no município. A verba que seria utilizada para a festa foi remanejada para trabalho de combate à dengue. 

   Desde janeiro, a prefeitura precisou criar um ambulatório só para atender os pacientes com os sintomas da doença, e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti também foram intensificadas. De acordo com a Secretaria de Saúde de Bariri, este é o pior cenário da dengue já enfrentado em 10 anos.

   A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença. 

   Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:

Febre;

Dor no corpo e articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal-estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

 

Fonte: G1 / TV TEM

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546