A ibitinguense Maria Inês Miqueleto, Docente da FAIBI e Coordenadora da Escola Maria Aparecida concorreu ao Prêmio Educador Nota 10 de 2011.
A Coordenadora recebeu no último dia 17 de outubro, o troféu da Fundação Victor Civita, da Editora Abril. A professora foi a vencedora na categoria Gestor Nota 10 da 14ª edição do concurso Educador Nota 10.
Foram escolhidos dez professores na categoria Professor Nota 10 e apenas um para a categoria Gestor Nota 10. No total, o concurso teve três mil inscritos. O evento de premiação aconteceu na Sala São Paulo, em São Paulo.
“Eu não fiz um projeto para concorrer ao prêmio. Eu concorri com o projeto que eu já desenvolvia na Escola Estadual Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira, daVila Maria”, explica a Coordenadora Pedagógica.
O projeto desenvolvido por Maria Inês “Instrumentos de Acompanhamento das Aprendizagens dos Alunos” consiste em acompanhar as aprendizagens dos alunos por meio de:
- Observação de aulas dos professores.
- Simulados que são aplicados e depois transformados em gráficos que revelam o desempenho dos alunos.
- Portfólios de cada turma em que são registradas as sondagens das aprendizagens.
“Os três instrumentos identificam se os alunos estão aprendendo ou não. Além disso, subsidiam o meu trabalho de formação dos professores”, explica a professora.
O Prêmio
O Prêmio da Fundação Victor Civita tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar bons trabalhos realizados nas escolas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais brasileiros. Em 2011 cerca de três mil professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares de todo o Brasil inscreveram seus projetos.
A escolha dos dez professores e do gestor foi realizada por uma equipe de selecionadores, todos especialistas em suas disciplinas. Cada um dos dez professores vencedores e o gestor vencedor recebeu como prêmio R$ 15 mil, inclusive Maria Inês. Além disso, a escola da Vila Maria, onde é Coordenadora, recebeu R$ 10 mil.