Ibitinga, Sábado, 07 de Setembro de 2024
Corpus Christi em Ibitinga reuniu turistas e fiéis
Missa e procissão foi presidida pelo pároco Luciano, e pela 1ª vez, teve um tema único na decoração de todos os quarteirões
Corpus Christi em Ibitinga reuniu turistas e fiéis

   Nesta quinta-feira (30) turistas de diversas regiões e a população visitaram a edição 2024 do Corpus Christi em Ibitinga. As ruas de dez quarteirões foram enfeitados com bordados, edredons, tapetes, travesseiros e artigos têxteis em geral. Neste ano de 2024 marcou a realização da 44ª edição do evento e a 42ª edição com ruas 'bordadas’, e foi presidida pelo pároco Luciano Fernandes de Paula, da paróquia Bom Jesus, e o vigário, padre Renato José Siviero, além da presença de todos os padres da cidade, das seis paróquias, em sinal de unidade da igreja. Ainda, esteve presente na cerimônia, o Diácono Eugênio Ap. Coleone.

   A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição cristã.

Decoração

    Diferente dos outros anos, que a decoração de cada quarteirão narrava um tema, esse ano, todos os quarteirões teve um tema único, pela primeira vez. “Nós trabalhamos a Tenda do encontro de Moisés”, explicou coordenador geral do evento, Dejanir Storniolo Júnior. 

  Como parte da decoração diferente deste ano, a ‘tenda do encontro’ foi construída em frete a Igreja Matriz, em frente ao altar. Outras quatro tendas estiveram nos cantos do caminho da procissão, nos dez quarteirões.

   “Nos quatro cantos do trajeto da procissão, tem quatro tendas, como Moisés fazia, nos cantos da cidade onde tinham as muralhas, e nos cantos tinham as proteções”, explicou Dejanir, sobre a decoração do evento deste ano, que segue o que está descrito na bíblia sagrada. Durante a procissão, o padre entrou em cada tenda, fez uma oração para que aquela parte da cidade, seja abençoada, terminando assim, de abençoar os quatro cantos da cidade, como Moisés fazia, todos os dias, segundo o livro no antigo testamento.

Doações

    Os bordados usados na decoração de todo o trajeto foram doados por empresas ibitinguenses, e deverão ser comercializados, pelo bazar da Paróquia do Senhor Bom Jesus, que reverte toda a renda em prol dos trabalhos realizados pela associação, entre eles, a manutenção e parte do custeio do Lar São Vicente de Paulo (Asilo). 

Orações

    A missa dos turistas aconteceu na Igreja Matriz às 10:00 horas. Antes, às 8:00 horas, outra missa marcou o início das celebrações. Às 15:00 horas foi celebrado a missa para os fiéis, e depois, por volta das 16:40 horas, houve a saída da procissão Corpus Christi. Um sistema de som instalado ao longo de todo o percurso da procissão, ajudou os fiéis a acompanharem a missa, e ainda, os cânticos e louvores.  

   A Cripta, com os restos mortais do menino Nelsinho também foi visitada pelos fiéis e turistas. O ibitinguense Nelsinho Santana, que a ele foram atribuídos milagres, está em processo de beatificação no Vaticano. 

Comércio

  Cerca de 500 barracas, aproximadamente, que comercializaram alimentos, ou roupas, marcaram a presença no evento. A Polícia Militar e a Guarda Municipal, estiveram em diversas regiões da área Central para garantir a segurança da população e dos turistas. Uma empresa de segurança particular também ajudou.

Manifestação de fé

  O Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica desde 1264. Este é o único dia em que a eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo, deixa o ambiente das igrejas e percorre as ruas das cidades entre os fiéis.

  Veja todas as fotos do evento AQUI.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546