Por volta das 9:00 horas da manhã da quinta-feira (22), o Corpo de Bombeiros de Ibitinga esteve na área rural conhecida como Pantaninho. Grandes focos de incêndios foram identificados, em uma área conhecida como brejão. O trabalho de combate ao fogo é justamente evitar que o incêndio possa atingir uma área mais robusta daquele bioma.
A área é de difícil acesso, e a inspeção da situação, teve acompanhamento de agentes da Fundação Ambiental do Estado de São Paulo, e também, da Defesa Civil.
O incêndio começou em uma área rural de Tabatinga, e acabou se espalhando e atingindo o Pantaninho, em Ibitinga, que é uma Área de Preservação Permanente).
Um helicóptero, de origem de Ribeirão Preto, esteve sobrevoando a região do pantaninho, e identificou que o combate às chamas só é possível de forma aérea, pois o local não possui acesso terrestre.
Ainda de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira 23, um avião decolou do Aeroclube de Ibitinga, às 6:00 horas da manhã, para iniciar o combate ao incêndio no local.
Até o momento dessa edição, não foi divulgado o resumo da operação e nem as possíveis causas do incêndio.