Com o início do período de piracema a Polícia Ambiental desencadeou a Operação “Controle de estoque”, que visa fiscalizar os peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, armazenados por pescadores profissionais e os existentes nas colônias e associações de pescadores, nos frigoríficos, nas peixarias, nos entrepostos, nos pontos de venda, nos hotéis, nos restaurantes, nos bares e similares, conforme artigo 13 da Instrução Normativa Ibama 25/09.
Na região de Ibitinga a Polícia Ambiental apreendeu mais de 100 Kg de peixes nativos em situação ilegal, pelo fato dos pescadores profissionais não terem declarado o estoque.
No Município de Borborema os policiais apreenderam 31,5 Kg de peixes da espécie Piranha; 21,6 Kg de peixes da espécie Mandi; 19,15 Kg de peixes da espécie Piau; 14,3 Kg de peixes da espécie Cascudo e 3,9 Kg de peixes da espécie Curimbatá. Os peixes estavam em poder de um pescador profissional que não declarou o estoque.
Da mesma forma, no município de Ibitinga, os policiais apreenderam outros 9,8 Kg de peixes da espécie Curimbatá; 2,5 Kg de peixes da espécie Cascudo; 6 Kg de peixes da espécie Piranha e 7,15 Kg de peixes da espécie Mandi.
Ao todo foram apreendidos cerca de 115 Kg que foram destinados ao Lar São Vicente de Paulo, ao Projeto Criança Feliz, ambos situados em Ibitinga e ao Lar de idosos São Sebastião, localizado em Borborema.