Ibitinga, Terça, 22 de Abril de 2025
Peixes jorram em retorno de esgoto
Em Bauru, peixes invadem esgoto e acabam saindo em estacionamento

  A manhã de ontem foi uma surpresa no estacionamento de veículos na quadra 12 da rua Agenor Meira. Filhotes de tilápia mortos se acumularam na calçada vindos do esgoto que retornou em um vaso sanitário do banheiro do estacionamento. A explicação mais plausível, ainda que não confirmada, é que a origem dos peixes seja o lago da Praça das Cerejeiras.

  A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), por intermédio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru, confirmou, ontem, que no último sábado o lago das Cerejeiras passou por um esvaziamento para limpeza e a água foi despejada na rede de esgoto. Contudo, a secretaria não crava a informação de que os peixes também seguiram com a água para o esgoto.

  Dois relatos vão de encontro com a suspeita de que os peixes vieram do lago. O segurança de uma empresa próxima ao estacionamento relatou ao pessoal do estacionamento ter presenciado quando, no sábado, se formou um pequenno cardume de peixinhos se debatendo na calçada.

  De acordo com Milton Antonio de Oliveira, que trabalha no estacionamento, um advogado, com escritório nas imediações, comentou da limpeza no lago das Cerejeiras, sugerindo a provável causa do aparecimento de peixes na rede de esgoto.

 Para Oliveira, foi uma grande surpresa chegar no trabalho, na manhã de ontem, e encontrar o cômodo, utilizado como guarita, inundado por uma camada de esgoto de três centímetros de altura e o vaso sanitário do banheiro coberto de peixes mortos. “Nunca vi isso”, admira-se.

  Segundo Oliveira, o segurança chegou a acreditar que o pessoal do estacionamento estaria com um tanque cheio de peixes no cômodo e que transbordou. O esgoto retornado da rede escorreu do vaso sanitário para o meio fio da rua e caiu em uma boca de lobo na esquina da Agenor. Os peixes ficaram pelo caminho, na calçada e no meio fio.

  Ontem pela manhã, Oliveira e o pessoal do estacionamento tiveram trabalho extra para remover a crosta de esgoto.

  As equipes de manutenção do Departamento de Água e Esgoto (DAE) fizeram o trabalho de desobstrução da rede na esquina, a 30 metros do imóvel. Para o DAE, o entupimento da rede no ponto da Agenor foi em decorrência do despejo da água do lago.

  Ainda conforme a Semma, a limpeza do lago da Praça das Cerejeiras é realizada periodicamente. A norma é que sejam retirados os peixes e acondicionados em caixas até a conclusão da limpeza.

  Ocorre uma grande procriação de peixes no lago. Alguns retornam ao espelho d’água e outros são transferidos para o Parque Vitória Régia e para a lagoa do Zoológico. A Semma promete uma apuração do ocorrido e correção de eventual problema no procedimento de limpeza.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546