Com projeto pronto desde 2009, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Américo Brasiliense finalmente sairá do papel. Na última semana, a cidade teve seu projeto, no valor de R$ 12.195.588,47, aprovado pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa), por meio do programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A licitação está prevista para fevereiro de 2012.
A verba será destinada à finalização do emissário e à construção da estação, que deverá tratar 100% do esgoto produzido no município.
A ETE foi projetada para atender uma população equivalente a 42 mil habitantes, estimada para o ano de 2040, e ocupará um espaço total de 5 mil metros quadrados, bem menor que as tradicionais lagoas de tratamento, que ocupam 250 mil metros quadrados.
"Enviamos o projeto para o programa estadual Água Limpa em 2009, mas, devido à demora, protocolamos nosso pedido na Funasa, onde foi aprovado", conta Júlio Perrone, diretor do Departamento de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Américo (Daema).
A estação ficará localizada a 1,5 km do bairro São José e é tida como essencial para o desenvolvimento do município. "Muitas empresas ou comércios não conseguiam se instalar aqui, pois o loteador precisava fazer uma estação de tratamento própria. Acabava encarecendo os lotes. Agora, com o barateamento desses lotes, pretendemos atrair novos investimentos", explica Perrone.
Programa Água Limpa
Na região de Araraquara, mais duas cidades tiveram verbas aprovadas para a elaboração de projetos de sistemas de tratamento de esgoto: Gavião Peixoto e Nova Europa.
O objetivo é verificar a situação das redes de esgotos das cidades e planejar quais melhorias precisam ser feitas.
"Nós já temos a lagoa de tratamento, mas precisa ser limpa e passar por readequação. Isso deve custar em torno de R$ 800 mil e terá início em abril de 2012", adianta Valter Jocker, diretor de meio ambiente de Nova Europa.
A construção da terceira ETE de Gavião Peixoto foi confirmada na semana passada. A primeira foi considerada imprópria por estar próxima demais à cidade e a segunda apresentou rachaduras.
fonte:Araraquara.com