No próximo dia 22, a Praça João Abrão vai receber uma Cápsula do Tempo, construída pelo Capítulo DeMolay Estrela de Ibitinga. O projeto foi elaborado em comemoração ao aniversário de 25 anos do Capítulo DeMolay Estrela de Ibitinga.
Segundo o presidente do DeMolay de Ibitinga, o jovem Nelson Antônio Amorim Padovezi Oliveira, ao todo serão pouco mais de 100 cartas, que estarão sendo depositadas em uma urna, dentro da cápsula do tempo, na qual, serão endereçadas para o próprio remetente, ou a quem eles à endereçarem. As cartas só serão lidas aqui a 25 anos, em 2049, quando será o aniversário de 50 anos da Ordem DeMolay em Ibitinga.
Cápsula do Tempo
O monumento é uma referência da presença de 25 anos da Ordem DeMolay em Ibitinga. Dentro do monumento, uma urna abrigará as cartas, com conteúdo pessoal e mensagens dos autores, que serão ‘enviadas’, através do tempo, para o futuro.
Caso aquele que escreveu já não esteja mais entre nós, a carta será entregue à pessoa a quem ele indicou como 2ª opção, ou outra, na falta desta. Professores, profissionais liberais, líderes da comunidade, autoridades, empresários, estudantes, profissionais de saúde, industriais, comerciantes, entre outros, estão entre na lista de pessoas que terão suas cartas depositadas na urna que ficará dentro da cápsula do tempo.
O monumento que já foi construído, possui o formato de uma estrela, revestida com mármore negro. Todo o custo da construção do monumento foi dividido pelos autores das cartas.
A Ordem DeMolay
Fundado em 19 de junho de 1999, Capítulo DeMolay Estrela de Ibitinga abriga sessões de jovens, com idade de 12 a 21 anos, onde a pauta das reuniões sempre são preenchidas com ideais para desenvolvimento de características de liderança e um bom ambiente moral aos seus membros, construindo uma juventude melhor. A Ordem DeMolay de Ibitinga é patrocinada pela Loja Maçônica Estrela de Ibitinga.
Em Ibitinga, muitas ações estão ligadas a Ordem, como o 'Arrastão da Solidariedade', que arrecada alimentos nas residências e distribui entre as entidades assistenciais, e a 'Caminhada Passos que Salvam', que promove a conscientização sobre o Câncer Infantil e arrecada donativos em prol daquela causa. 'A Casa do Croissant', que é gerida pelos jovens todos os anos na Feira do Bordado, também é outro trabalho realizado pelos jovens em prol de sociedade ibitinguense.