Uma carga de alimentos avaliada em cerca de R$ 83 mil e desviada em um golpe em Itápolis (SP), em fevereiro deste ano, foi encontrada em Guaratinguetá (SP), durante uma operação realizada nesta quinta-feira (20).
De acordo com a Polícia Civil, uma operação foi realizada após a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São José dos Campos receber uma denúncia de armazenamento de mercadorias obtidas de forma ilícita, em Guaratinguetá.
Durante a operação, uma equipe da Polícia Civil foi até um depósito, que fica na rua Professora Maria Aparecida Paiva Rodrigues Alves, no bairro Jardim do Vale, e encontrou 1.126 caixas de produtos alimentícios que haviam sido desviados no caso de estelionato em Itápolis, em fevereiro deste ano.
No local também foram apreendidos documentos fiscais e um celular. O material será usado na sequência das investigações, que já descobriu o uso de mercadorias ilícitas em supermercados.
“As investigações apontam que a carga seria introduzida no comércio formal por meio de uma rede de supermercados da região, o que evidencia um esquema criminoso voltado à inserção de mercadorias ilícitas no mercado regular”, explica a Polícia Civil.
Os policiais civis questionaram funcionários e o gerente do depósito. Eles foram liberados após identificarem o verdadeiro responsável pelo estabelecimento: um empresário da região de Guaratinguetá.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar os membros do grupo criminoso. Há a suspeita de que o esquema também envolva lavagem de dinheiro.
Fonte: G1