Ibitinga, Sexta, 13 de Junho de 2025
Monitoramento por câmeras da prefeitura foi reduzido 89,7% em 4 anos
No início do projeto, eram 176 câmeras na área central, cemitério, rodoviária e entradas da cidade; agora só 18 funcionam
Monitoramento por câmeras da prefeitura foi reduzido 89,7% em 4 anos

  A prefeitura de Ibitinga informou aos vereadores, que o monitoramento em vias de Ibitinga, atualmente é contemplada por 18 câmeras, um total 89,7% menor, das 176 instaladas no início do projeto, em agosto de 2021. A informação foi enviada, via resposta de requerimento de informação para a Câmara de Vereadores, com dados fornecido pela Secretaria de Segurança Municipal, assinado no dia 06 de maio. Há quase quatro anos atrás, quando foi instalada, a central custou R$ 500 mil reais, segundo a vereadora Alliny Sartori.

   A Central de Monitoramento de Ibitinga não está monitorando o cemitério municipal, devido a furtos dos equipamentos que existiam no local, aliado a falta de manutenção, tornando infrutífero a continuidade do monitoramento no cemitério.

   Ainda segundo a prefeitura, as câmeras que sobraram estão voltadas para o serviço de prevenção de ilícitos, principalmente ligado ao patrimônio e a repressão imediata de crimes, com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Militar. Atendimento de emergências em prol a vítimas de acidente de trânsito, e também, ocorrências de desastres naturais, são os focos voltados do monitoramento.

  Atualmente, ainda, a Central de Monitoramento de Ibitinga consegue monitoraram em tempo real, diversos locais sensíveis, durante a eventos naturais, como alagamentos, calamidades e desabamento de imóveis, envolvendo ou não, risco de pessoas, a vim de proteger vidas, segundo a prefeitura.

Dinheiro Público

   Esta semana, na Sessão Legislativa da terça-feira 27, a vereadora Alliny Sartori, voltou a questionar a prefeitura. Através de um novo requerimento de informação, a vereadora questiona se a prefeitura vai fazer novos investimentos na central, e se buscará responsabilizar, as supostas pessoas que permitiram o descaso com os equipamentos, devido a falta de manutenção.  A resposta pode chegar na Câmara de Vereadores em 15 dias.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546