A Prefeitura Municipal sediou, na manhã da última segunda-feira (28), uma reunião sobre a segurança da área rural nos municípios da microrregião, como Ibitinga, Tabatinga, Iacanga, Itápolis, Borborema.
O prefeito Florisvaldo Fiorentino, e o vice-prefeito Marcel Pinto da Costa, receberam, no auditório do Paço Municipal, prefeitos, vereadores, representantes do Poder Legislativo, e moradores de áreas rurais dos municípios envolvidos, além de líderes da comunidade, que juntos, se debruçaram sobre o problema da insegurança rural.
Reunião
Dois assuntos pautaram a reunião: a segurança na área rural e os animais soltos nas estradas, ruas, avenidas, rodovias e estravas vicinais, dos municípios.
Para solucionar os dois problemas, é necessário a criação da Ronda Rural (para reduzir os crimes de furtos e roubos nas propriedade rurais), e ainda, a criação de um sistema, que faça a apreensão, o manejo, o tratamento e a guarda de animais de grande porte, que permanecem soltos em vias públicas. Cavalos, bois, vacas entre outros animais, causam prejuízos e acidentes, quando soltos em vias públicas.
Compareceram na reunião a prefeita Fátima Pinheiro (Iacanga), a prefeita Sheila Maira (Borborema), o prefeito Valter Camargo (Tabatinga), o prefeito Mi Reggiane (Itápolis). O presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, Sérgio Quinelato, que também é diretor da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), esteve na reunião. Ainda, os produtores rurais de Ibitinga Marco Mazo (que é vereador), Eduardo Rossi e Cleverson Santesso, estiveram na reunião. O diretor de conservação do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), da regional de Araraquara, Luiz Leonel dos Santos, também esteve na reunião; além de secretários municipais de Ibitinga.
“Achei muito produtiva essa reunião, porque vai ser feita uma ATA, com os registros dos depoimentos, e esse documento, com as reinvindicações da nossa microrregião, será entregue para o governador”, explicou o produtor rural e presidente do Sindicato Rural, Sérgio Quinelato.