O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, através do presidente Sérgio Quinelato, traz o relatório divulgado pela FAESP na sua 19ª edição do radar macroeconômico com panorama atualizado da economia brasileira.
A publicação reúne e analisa os principais indicadores macroeconômicos do país, com base em fontes oficiais como Banco Central (BCB), IBGE, FGV e ComexStat.
O Radar apresenta um panorama atualizado para monitoramento da economia nacional, abordando setores como PIB, inflação, mercado de trabalho, contas públicas, setor externo, commodities e finanças.
PIB CRESCE 0,4% NO 2º TRIMESTRE
Entre os destaques está o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que registrou alta de 0,4% no segundo trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, com ajuste sazonal. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo setor de serviços, enquanto a indústria teve desempenho mais modesto. Já a agropecuária recuou 0,1% na comparação trimestral, mas, em relação ao mesmo período de 2024, teve um avanço expressivo de 10,1%.
INFLAÇÃO AINDA ACIMA DA META
A inflação medida pelo IPCA acumulado em 12 meses foi de 5,13% em agosto, superando o limite superior da meta (4,5%). A alta pressionou o Comitê de Política Monetária (Copom), que optou por manter a taxa Selic em 15% ao ano, pela terceira vez consecutiva.
Apesar disso, o IPCA teve deflação de 0,11% em agosto, a primeira queda mensal desde agosto de 2024. Os grupos Habitação (-0,9%) e Alimentos e bebidas (-0,46%) puxaram a retração.
MERCADO DE TRABALHO AQUECIDO
Segundo dados do IBGE, o mercado de trabalho segue em ritmo positivo. A taxa de desocupação caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor índice da série histórica iniciada em 2012. O número de pessoas ocupadas chegou a 102,4 milhões, novo recorde no país.
OUTROS INDICADORES
O Radar também apresenta dados atualizados sobre:
-Contas públicas (dívida pública, resultado primário e nominal);
-Setor externo e câmbio (balança comercial, reservas internacionais);
-Commodities e mercados financeiros (cotações e desempenho das bolsas);
-Projeções econômicas futuras, com base no Boletim Focus, que incluem previsões para inflação, PIB e taxa Selic.
-A iniciativa da Faesp visa oferecer informações confiáveis e atualizadas aos setores produtivos e à sociedade, contribuindo para melhor planejamento e tomada de decisões.