O Centro Paula Souza divulgou ontem uma relação com os nomes dos 250 melhores alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) que serão contemplados com bolsas de estudos para aprimorar a língua inglesa nos Estados Unidos. Na região, 24 estudantes de Etecs e Fatecs de 15 cidades foram escolhidos para fazer os cursos fora do País.
O Programa de Intercâmbio Cultural é promovido pela instituição pelo segundo ano consecutivo. No total, 500 alunos e 100 professores - 50 de Língua Inglesa e 50 de disciplinas técnicas – serão beneficiados. A lista completa dos contemplados desta segunda etapa está disponível no site do Centro Paula Souza (www.centropaulasouza.sp.gov.br)
Os 250 estudantes devem embarcar entre abril e junho deste ano para as cidades norte-americanas. As datas e destinos serão comunicados em breve. No segundo semestre, está previsto o embarque de mais 250 alunos. O Student Travel Bureau (STB) é a empresa responsável pela viagem e estada dos estudantes e professores fora do Brasil.
As bolsas de estudos oferecidas incluem passagem aérea, curso intensivo de quatro semanas, acomodação em casa de família, traslados, seguro saúde e ajuda de custo de 400 dólares ou em moeda equivalente. Não estão incluídas despesas com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes.
Para confirmar a participação no programa, os estudantes aprovados precisam apresentar, ao final do semestre, uma Declaração de Graduação. O STB entrará em contato com os selecionados e fornecerá as instruções a respeito da documentação necessária e da viagem.
Neste ano, a Inglaterra foi incluída como destino de 50 professores de Língua Inglesa. Outra novidade é a oferta das outras 50 bolsas destinadas a docentes de disciplinas técnicas, excluindo Línguas. O investimento do Governo do Estado de São Paulo no Programa em 2012 será de R$ 6,32 milhões.