Nesta sexta-feira (03/10), a Câmara de Bauru realizou a solenidade para entrega do Título de “Cidadão Bauruense” a Florisvaldo Antonio Fiorentino Junior. A homenagem ao Defensor Público do Estado de São Paulo foi proposta pelo vereador Natalino da Pousada (PDT), passando por aprovação unânime na Casa de Leis no dia 14 de abril. A matéria gerou o Decreto Legislativo nº 2.368/2025 (processo nº 188/2025).
A sessão solene foi presidida pelo vereador Cabo Helinho (PL) e contou com a presença dos vereadores Estela Almagro (PT), José Roberto Segalla (União Brasil), Junior Lokadora (Podemos), Márcio Teixeira (PL) e Miltinho Sardin (PSD), além do proponente da homenagem.
As seguintes autoridades também compareceram: a procuradora municipal Dra. Greici Zimmer, representando a prefeita Suéllen Rosim; o prefeito da Estância Turística de Ibitinga (pai do homenageado), Florisvaldo Antônio Fiorentino; o Presidente da Câmara Municipal de Ibitinga, Antônio Esmael Alves de Mira; o Secretário Municipal de Educação, Nilson Ghirardello; a primeira subdefensora pública geral do Estado de São Paulo, Dra. Bruna Simões, representando a Defensora Pública Geral do Estado de São Paulo, Dra. Luciana de Carvalho; o Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Araraquara, Dr. Roberto Raineri Simão; o juiz de Direito da Vara da Infância, Dr. Ubirajara Maitinguer; o Promotor Regional de Bauru, Dr. Luiz Claudio Davansso; o Promotor da Vara da Infância de Bauru e Secretário da Promotoria Cível de Bauru, Dr. Lucas Pimentel de Oliveira; o 6º Promotor de Justiça da Vara da Infância de Bauru, Dr. João Henrique Ferreira; a Defensora Pública de Bauru, Dra. Paola Duarte Prestes; a procuradora municipal Greici Zimmer; o procurador da Câmara Municipal de Ibitinga, Dr. Paulo Eduardo Rocha Pineze; o vice-presidente da OAB- Bauru, Dr. Thiago Munaro Garcia; o Diretor da Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos, Dr. Luiz Felipe Vanzella Rufino; o vereador de Ibitinga, Marcos Geretto Caldas Mazo; o Diretor da Escola da Defensoria Pública, Dr. Allan Ramalho Ferreira; o Diretor- Assistente da Escola de Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Dr. Erik Saddi Arnesen; o ex-deputado estadual e ex-vereador, Pedro Tobias; e o vice-presidente da Comissão de Justiça e Paz, Dr. William Fernandes.
Após a entrega do Título de “Cidadão Bauruense”, o vereador Natalino da Pousada teve um momento de fala. Em tribuna, ele compartilhou as suas motivações para conceder a honraria legislativa ao Dr. Florisvaldo, lendo sua biografia profissional que foi anexada ao projeto aprovado na Câmara e destacando sua contribuição às instituições pelas quais passou, inclusive em Bauru.
“Já sinta-se cidadão bauruense, mais um para continuar ajudando a desenvolver as políticas públicas da nossa cidade”, concluiu, agradecendo pela oportunidade de poder destinar a honraria a alguém que tanto colabora com a sociedade como ele.
Quebrando o protocolo, o pai do homenageado, o prefeito da Estância Turística de Ibitinga, Florisvaldo Antônio Fiorentino, também discursou brevemente sobre o Dr. Florisvaldo (filho). Após saudações iniciais, ele relembrou as conexões que o homenageado teve desde cedo com Bauru e sua predileção pela “causa dos menos privilegiados”, o que o levou a exercer a função de Defensor Público com muita vocação.
Por sua vez, Florisvaldo Antonio Fiorentino Junior subiu à tribuna para fazer saudações às diversas pessoas presentes, ressaltando sua felicidade pela noite especial. Ele se disse “eternamente grato a Bauru por tudo que a cidade já proporcionou e ainda proporciona”.
Além disso, reforçou o valor que o ator de servir - no sentido de oferecer mudanças positivas ao seu próprio entorno - tem para sua vida, guiando-o em suas trajetórias pessoais e profissionais. “Servir a população, em qualquer perspectiva no mundo jurídico, fazia sentido para mim na carreira pública na justiça”, resgatou seu início de carreira justamente na Comarca de Bauru, que apresenta, segundo ele, o “gene do acolhimento”.
Passando por diversos pontos de sua jornada, afirmou que sente que faz “aquilo que fui talhado para fazer”, principalmente na defesa dos mais vulneráveis, agradecendo por fim às pessoas importantes que o apoiaram em todos os momentos e por ser agraciado com o Título de “Cidadão Bauruense”, o qual disse que pretende honrar com os seus valores e com muitos mais anos de trabalho dedicados ao município.
Biografia do homenageado
Nascido na cidade de Ibitinga-SP, Florisvaldo morou lá até os 22 anos de idade. Cursou ensino superior na Faculdade de Direito de Bauru (ITE), se formando em 2004.
Iniciou sua trajetória profissional como advogado, mas em 2007 ingressou no 1° Concurso de Provas e Títulos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, iniciando sua atuação como Defensor Público no mesmo ano em nossa cidade.
Desde 2007, Florisvaldo vem exercendo suas funções com afinco, prestando assistência jurídica gratuita a milhares de munícipes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tanto em atuações individuais como coletivas. Exerceu por diversos anos as funções de Coordenador da Regional de Bauru da Defensoria Pública.
Em 2016, Florisvaldo foi nomeado Terceiro Subdefensor Público Geral do Estado, com o papel de coordenar e gerenciar todas as Unidades da Defensoria Pública existentes no interior e litoral do Estado de São Paulo, além de auxiliar o Defensor Público-Geral à época nos assuntos de interesse institucional. Em 2018, Florisvaldo foi reconduzido para mais dois anos de mandato nessa função.
Em virtude do seu papel perante à instituição e à sociedade, e diante do reconhecimento obtido, Florisvaldo se candidatou ao cargo de Defensor Público-Geral no ano de 2020. Sua candidatura foi única, e obteve no pleito 575 votos, cerca de 76% do total.
Nomeado pelo Governador, Florisvaldo Iniciou o mandato no período em que enfrentamos a pandemia de COVID-19. Em meio aos enormes desafios daquele momento, à crise sanitária e de ordem financeira que assolaram o país, Florisvaldo conduziu a instituição de modo a manter abertas as portas da instituição, além de inaugurar outros formatos pelos quais a Defensoria atendia a população. Esses formatos foram potencializados e permanecem até hoje, dando capilaridade ao atendimento da instituição. Além disso, Integrou o comitê interinstitucional com os Poderes do Estado, junto ao Governador do Estado, voltado a discutir o cenário da pandemia e estratégia para oportunizar a prestação do serviço à população, especialmente aquela vulnerável.
Em 2022, Florisvaldo se candidatou à reeleição ao cargo de Defensor Público-Geral. Foi amplamente o mais votado novamente pela carreira, sendo nomeado pelo Governador do Estado para o mandato 2022/2024.
Em junho de 2022, Florisvaldo foi eleito Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), associação que congrega os gestores máximos de todas as Defensorias Públicas do país, com mandato de junho de 2022 até junho de 2023. Conduzindo o CONDEGE, Florisvaldo trouxe São Paulo de volta à direção da entidade, conduzindo diversos avanços à assistência jurídica no país, intensificando a presença da Defensoria Pública no Congresso Nacional, nos Tribunais Superiores e organismos internacionais.
Concluiu o mandato como Defensor Público-Geral de São Paulo em maio de 2024, deixando legado de grande crescimento para a Defensoria Pública do Estado, aumentando seus quadros de servidores, potencializando e capilarizando o atendimento à população vulnerável do Estado, o que também inclui nossa cidade de Bauru.
Florisvaldo recebeu diversas homenagens, de diferentes órgãos e instituições, públicas e privadas, em reconhecimento aos serviços prestados. Florisvaldo retornou ao seu cargo de origem, Defensor Público da Infância e Juventude de Bauru, onde continua seu trabalho de levar assistência jurídica aos bauruenses.
Fonte: Câmara Municipal de Bauru