O Exame Nacional do Ensino Médio (o famoso ENEM) será realizado neste final de semana, nos dias 6 e 7 (sábado e no domingo). O exame é dividido em dois dias.
Diferentes de outros anos, o exame contará com uma novidade: questões da língua estrangeira. No caderno de provas dos candidatos, duas opções de provas estarão a disposição do aluno, porém apenas uma ele poderá responder, a que ele escolheu na hora da inscrição.
De acordo coma coordenação do exame, cerca de três minutos por questão é o tempo estimado para que o aluno termine em tempo toda a prova. A orientação para os alunos em dificuldade em responder a prova é que se algo está duvidoso, ou não saiba responder a questão, o aluno deve ir para a próxima questão, evitando exceder o tempo de cada questão, o que levaria a entregar a prova com respostas em branco. Depois de terminado as questões que o aluno já sabe, o conselho é voltar para as questões que ele deixou para trás.
O ENEM
O resultado do ENEM será usado como vestibular para pelo menos 83 mil vagas em 84 instituições de ensinos, em cinco regiões do Brasil. Das 83 mil vagas, 67 mil serão ofertadas no SISU (Sistema de Seleção Unificado), um dispositivo online criado pelo Ministério da Educação que irá ao ar no dia 20 de janeiro.
O uso do resultado do ENEM como vestibular no país, começou em 2009 e vez com que o número de vagas em instituições públicas aumentasse em 40%. Este ano o exame tem 4,6 milhões de inscritos.