Após surgir em território paulista na região de São José do Rio Preto, norte do Estado, no primeiro semestre do ano passado, o tipo quatro da dengue chegou agora ao nordeste de São Paulo.
A cidade de Serrana, na região de Ribeirão Preto (313 km da capital), confirmou nesta semana o primeiro caso da doença com esse sorotipo. A paciente é uma mulher de 30 anos, que já está curada, segundo a Prefeitura de Serrana.
A Secretaria da Saúde da cidade trata o caso como "importado", já que a mulher mora em Serrana, mas esteve no Piauí entre os dias 20 e 31 de dezembro.
"A contaminação aconteceu lá [no Piauí]", disse o diretor da Saúde de Serrana, Geraldo César Rosário. Segundo ele, a paciente procurou assistência no dia 8 com os sintomas, foi tratada como dengue "clássica" e já está fora de risco.
A prefeitura diz que a confirmação do sorotipo veio por meio da Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto. A Secretaria de Estado da Saúde, porém, afirma que, para o Estado, o caso ainda está sob investigação.
RISCOS
O tipo quatro da doença é considerado perigoso porque, como é novo no Brasil, mais pessoas estão suscetíveis à contaminação por ele --quem é contaminado pela dengue só fica imune ao sorotipo que teve.
Outra preocupação é que, apesar de ter sido "importado" do Piauí, o vírus pode se tornar circulante no nordeste do Estado se a paciente foi picada em território paulista por um Aedes aegypti após ter retornado com a doença.
"A preocupação sempre existe. Mas acreditamos que não há risco nesse caso específico", disse Rosário. Essa mulher de 30 anos foi a terceira vítima da dengue tratada em Serrana neste ano.
Ribeirão Preto, que fica a 23 km de Serrana, tem registrado sucessivas epidemias da doença desde 2006. No ano passado, foram 19.254 casos e, em 2010, 29.637 confirmações --o maior número da história. Para 2012, a Secretaria da Saúde de Ribeirão estima cerca de 12,2 mil casos.
Fonte: Folha
?