Aconteceu no último dia 30, a formatura dos alunos da turma 2010 do “Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais sem Escolaridade”, que é promovido pelo Sindicato Rural de Ibitinga e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP), em parceria com a Prefeitura Municipal (através da Secretaria de Desenvolvimento Social) e do Rotary Clube de Ibitinga.
No período de maio a outubro deste ano, cerca de vinte adultos tiveram a oportunidade de aprender as “primeiras letras” através das técnicas de alfabetização aplicadas pela professora Ana Carla Antonelli. Utilizando a consagrada metodologia do pedagogo Paulo Freire, que aborda questões do cotidiano dos alunos para facilitar e maximizar o aprendizado, estes trabalhadores receberam uma nova oportunidade para transformarem sua própria história e melhorar sua qualidade de vida.
O curso de Alfabetização é realizado anualmente pelo Sindicato/SENAR desde 2004. Nos últimos dois anos, a parceria com a Prefeitura Municipal (que cede o espaço físico para as aulas no CRAS) e do Rotary (que auxilia na seleção dos candidatos, organiza ações de saúde para os alunos, entre outras atividades) tem sido fundamental para o sucesso do programa.
Durante a solenidade de formatura que aconteceu na sede do Rotary, com participação de amigos e familiares dos formandos, além de representantes do SRI, da Secretária de Desenvolvimento Social Paula Simões Casemiro e dos rotarianos, os alunos receberam homenagens e certificados. Muitos fizeram questão de usar a palavra para agradecer a oportunidade e falar da importância desta iniciativa para reforçar a esperança em novos rumos.
“Às vezes, conquistas aparentemente simples para a maioria das pessoas, como ler um rótulo no supermercado, identificar o conteúdo de uma conta de luz ou o significado de uma sinalização são feitos inimagináveis para estas pessoas, que em poucas semanas descobrem que são capazes de ir muito mais além”, explica a professora Ana Carla.
Infelizmente, nem todos os participantes do curso puderam estar presentes na solenidade do último dia 30. Mas, ao menos um deles, teve um bom motivo. Um profissional do corte da cana-de-açúcar que através do curso de alfabetização e de um curso de operação e manutenção de máquinas do SRI/SENAR melhorou sua qualificação profissional e foi contratado pela usina como operador de máquinas, estava “de serviço” no dia da formatura.
“Este é o maior exemplo da importância do Programa de Alfabetização do SENAR/SP e de toda esta união das instituições que participam e permitem o desenvolvimento destas aulas. A transformação na qualidade de vida, a melhoria profissional, com mais renda e dignidade para o cidadão é o que motiva a promoção destas ações. As pessoas enfrentam o cansaço depois do dia de trabalho para começar de novo em uma sala de aula, buscando novos sonhos e um mundo totalmente novo”, explica André Racy, coordenador do SENAR/SP.
Para o próximo ano, o Sindicato Rural de Ibitinga já seleciona possíveis interessados para participar do programa de alfabetização. Mais uma vez, a parceria com Prefeitura, CRAS e Rotary serão fundamentais para o sucesso da ação. Para o próximo ano, o sindicato pretende realizar junto com a Alfabetização o Programa de Saúde no Campo, que desenvolve ações sobre Acuidade Visual, Nutrição, Higiene e Saúde Bucal para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos participantes.