Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
AES Tietê moderniza usinas
Atualização tecnológica dos equipamentos permite a supervisão e o controle do comando das usinas direto do Centro de Operações da Geração e Eclusas (COGE), em Bauru

A AES Tietê está investindo em inovação tecnológica no processo de modernização de suas unidades geradoras. Quatro usinas já foram completamente modernizadas – Bariri, Limoeiro, Euclides da Cunha e Nova Avanhandava, além da PCH Mogi Guaçu.

 

Este ano, a empresa está dando continuidade à modernização das usinas Caconde e Ibitinga, que tiveram início em 2011 e 2010, respectivamente. Também será implantado o telecomando nas eclusas das usinas de Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão e Nova Avanhandava, que passarão a ser operadas pelo Centro de Operações da Geração e Eclusas (COGE), em Bauru.

 

O processo de modernização das usinas contempla a atualização tecnológica dos equipamentos, incluindo as turbinas, com o que há de mais moderno no mercado em termos de supervisão e controle, o que proporciona uma melhora nas condições de operação e manutenção.

 

A AES Tietê vem investindo fortemente na atualização tecnológica dos equipamentos de supervisão e controle, por meio da instalação de sistemas digitais de comando, proteção e monitoramento, reguladores digitais de velocidade e tensão, e na reforma e modernização de equipamentos auxiliares, como painéis de distribuição, vertedores e poços de drenagem, entre outros.

 

Benefícios

A atualização da ferramenta de supervisão e controle traz a padronização do sistema, aumentando a confiabilidade da operação das usinas. A inovação proporciona melhorias no monitoramento em tempo real das usinas, possibilita diagnósticos mais rápidos, contribui para reduzir o tempo necessário para reparos e aumenta a disponibilidade das máquinas.

 

“As principais melhorias são percebidas por toda a equipe de Operação e Manutenção da empresa. Com a modernização, a operação se torna mais simples, pois os operadores possuem mais recursos para acompanhar o processo de geração”, afirma Ítalo de Freitas, diretor de Operação e Manutenção da AES Tietê.

 

Já nas manutenções, o sistema indica possíveis falhas no equipamento, antecipando paradas e problemas, e possibilitando uma disponibilidade total da máquina durante a geração de energia. Além disso, os novos equipamentos são capazes de diagnosticar com maior precisão algum problema inesperado e, com esses dados disponíveis é possível evitar novas ocorrências.

 

Freitas explica ainda que além dos ganhos internos, uma máquina modernizada ajuda ainda mais o Sistema Interligado Nacional (SIN), devido a alta confiabilidade de seus sistemas, reduzindo a indisponibilidade da usina, ou seja, o tempo em que uma máquina fica parada para manutenção.

 

Telecomando

A partir da implantação do novo sistema de supervisão e controle, as unidades geradoras passam a ser operadas pelo Centro de Operação da Geração e Eclusas (COGE), em Bauru.

 

Atualmente a ferramenta de supervisão e controle do COGE da AES Tietê oferece recurso de telecomando às usinas hidrelétricas de Limoeiro, Euclides da Cunha, Nova Avanhandava e Bariri, e às Pequenas Centrais Hidrelétricas da AES Minas PCH e da PCH São Joaquim, situada em São João da Boa Vista.

 

 

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país. Com capacidade instalada de 2.660 MW, a empresa possui 9 usinas hidrelétricas e 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546