Ibitinga, Terça, 22 de Abril de 2025
Morador denuncia corte de árvores centenárias
As árvores foram arrancadas e depois enterradas. A Polícia Ambiental investiga o caso

Arealva – Um morador de Jacuba, distrito de Arealva (41 quilômetros de Bauru), entrou em contato com o Jornal da Cidade para denunciar o corte de árvores centenárias em uma propriedade particular vizinha, supostamente realizado por funcionários de uma usina. A Polícia Militar Ambiental disse que foi até o local, mas só constatou a derrubada de eucaliptos. Diante da denúncia, a corporação informou que novas diligências serão feitas.
 
O bombeiro aposentado José Reynaldo Prieto conta que a derrubada irregular de árvores centenárias da espécie jatobá em uma fazenda arrendada à Raízen (antiga Cosan), localizada na estrada de terra que liga Jacuba ao patrimônio de São Vicente, começou na última quinta-feira. “Eu avistei o pessoal da usina arrancando árvores e enterrando elas”, diz.
 
Por volta das 7h40, ele alega ter telefonado para a Polícia Militar Ambiental para comunicar o fato. Uma nova ligação à corporação teria sido feita após cerca de uma hora. De acordo com Prieto, a equipe foi até o local no mesmo dia para checar a denúncia, mas não o procurou para que ele indicasse o ponto de onde as árvores teriam sido arrancadas. 
 
“Eu calculo que eles não localizaram as árvores porque as árvores estão enterradas e quem sabe aonde estão elas sou eu”, declara. No sábado, o filho do aposentado, que é estudante de engenharia florestal, foi até a propriedade rural e fotografou algumas árvores machucadas e com raízes expostas.
 
“Agora, eles não estão mais arrancando, estão cavucando em volta, largam a raiz exposta, machucam as árvores com a máquina e o que vai acontecer – no futuro, elas vão morrer”, revela. No início da noite de ontem, Prieto informou que hoje pela manhã uma equipe da Polícia Ambiental retornará ao local para verificar as denúncias.
 
Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Raízen negou a derrubada de árvores por funcionários da companhia e reafirmou seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, reforçando que segue rigorosamente a legislação ambiental.
 
“Neste momento, ocorre o plantio de cana-de-açúcar na área próxima ao distrito de Jacuba, porém sem qualquer tipo de supressão de árvores, fato que também foi constatado nesta terça-feira (6) após uma vistoria da Polícia Ambiental”, pontua. 
Fonte:JCnet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546