A Prefeitura de Bocaina (SP), comemorará o Dia Mundial da Água com soltura de alevinos das espécias pacu e corimba, no rio Jacaré-Pepira. Serão 30 mil alevinos, completando 170 mil soltos nos últimos 7 anos e 3 meses.
A soltura acontece nesta sexta-feira (23) às 14h na fazenda Barraca, no município. Crianças das escolas municipais de Ensino Fundamental “Deputado Leônidas Pacheco Ferreira” e “Maristela Marta Moreto” participarão da ação, acompanhadas de professores e funcionários da Prefeitura.
“Fazemos anualmente, e já são oito anos consecutivos, a soltura de alevinos no nosso Jacaré-Pepira, ajudando na preservação do rio. Envolvemos as crianças para que tenham aprendizado da conservação do Meio Ambiente”, arfirma Plínio Roberto Marques, diretor municipal de Meio Ambiente.
Dia Mundial da Água
No dia 22, Dia Mundial da Água, serão realizadas também 4 palestras ministradas pela ambientalista Alisangela Spigolon, da ONG Rio Vivo, nas escolas “Deputado” e “Maristela”, pela manhã e à tarde.
O tema será o “Resultado da última expedição de monitoramento do rio Jacaré-Pepira”, realizado em 2011, com a ONG, a Prefeitura de Bocaina e a Fatec, de Jaú.
Mudas nativas
A AES-Tietê também doou 5 mil mudas de plantas nativas para recuperação de mata ciliar dos córregos de Bocaina. As mudas serão cultivadas no viveiro municipal para serem plantadas na temporada de chuvas, após outubro.
As mudas, segundo Plínio Marques, poderão ser doadas para os produtores rurais do município para reflorestamento de seus córregos, que deverão requisitá-las com documento protocolado na Prefeitura.