A Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara passará a atender a 38 cidades da região com exames de comprovação de paternidade gratuitos a partir de abril.
A gratuidade vale para casos encaminhados pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com a qual a Unesp firmou parceria em outubro do ano passado.
Até este mês, o convênio atendia apenas casos encaminhados de Araraquara e São Carlos, além de particulares. Ao todo, eram realizados, em média, 12 exames por mês. Para abril, 18 casos já estão agendados. Mas, no futuro, o departamento da Unesp responsável pelo popular teste de DNA poderá atender a até cem casos mensalmente, mesmo número de exames feitos em todo o ano passado.
Para ganhar a gratuidade, o interessado precisa comprovar que não tem condições de pagar os R$ 900 cobrados por exames particulares pelo laboratório da universidade, que atende de segunda e terça-feira à tarde.
Menos tempo
Segundo a professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, Regina Maria Barreto Cicarelli, o processo deve agilizar a vida de muita gente. "Conseguimos entregar os exames, em média, depois de um mês", revela a professora, que conta com a ajuda de alunos de pós-graduação e cursos de extensão.
Antes, os casos eram encaminhados ao Instituto de Medicina Social e Criminal (Imesc), que fica em São Paulo. O tempo de espera entre o agendamento e a emissão do resultado era de três anos, em média.
"Esse convênio representa uma evolução incrível nos casos em que a comprovação de paternidade, em que há sentimento envolvido", observa o juiz da Vara da Família de Araraquara, Carlos Alberto Violante.
A parceria é válida até outubro, mas deve ser renovada, segundo a professora Regina.
Fonte: Tribuna Impressa