Cerca de 100 integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) invadiram na tarde desta segunda-feira a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Vila Xavier, em Araraquara. O prédio foi tomado por famílias de São Carlos, Boa Esperança do Sul, Pradópolis, Guatapará, Pederneiras e Descalvado. Todos os funcionários do órgão deixaram o local.
As reivindicações do grupo são as mesmas feitas em novembro do ano passado quando o local também foi ocupado. Os manifestantes pedem a regularização dos lotes em Boa Esperança do Sul e São Carlos e a seleção dos assentados que ocupam terras nas demais cidades e que ainda não têm a garantia dos lotes.
"Em São Carlos são 26 famílias assentadas e nem água para beber nós temos. Pagamos para perfurar o poço, mas não tem energia para ligar as bombas", reclama o assentado Valdecir Lourenço.
Nesta terça-feira, outros duzentos assentados da região devem engrossar o movimento. "Há quatro meses fizeram um monte de promessas mentirosas e chegou a hora de cobrar", diz Manoel Pereira da Silva.
Em nota, o Incra classifica a invasão como "um ato equivocado e desnecessário para o encaminhamento de demandas dos acampados e assentados da região de Araraquara.".
Araraquara.com