Os turistas que curtiram o feriado prolongado em Brotas (SP) devem deixar mais de R$ 1 milhão na cidade. De acordo com a Associação das Empresas de Turismo de Brotas (Abrotur), as agências de turismo ficaram lotadas, com muita procura pelos passeios de aventura.
Por todos os lados, é possível ver placas de várias partes do Brasil. Os turistas invadiram a cidade e desfilam pelas calçadas. Em muitos casos, a moda é uma só: salva-vidas e capacetes.
Em um bar temático, caiaques e até capacetes usados no rafting viraram luminárias. E o almoço pode ser dentro de um bote. “É muito interessante. Parece que você está fazendo um rafting, principalmente depois da cerveja”, brinca a personal trainner, Bruna Doni.
Os empresários comemoram uma das épocas mais lucrativas do ano. Durante o fim de semana, a cidade deve receber 15 mil visitantes. Quem também comemora o movimento são as pousadas que estão lotadas e oferecem várias opções de lazer.
Mas se engana quem acha que todo mundo vem em busca de esportes de aventura. Muitos turistas preferem o sossego. “No feriado você também pode curtir a tranquilidade e ter momentos para relaxar”, ressalta a estudante Gabriela Villa.
“O público que vem para Brotas na Páscoa tem o perfil família com crianças. O tíquete médio é maior que os outros feriados na cidade”, diz a empresária Daniela Sanches.
“Nós temos áreas para cavalgadas ou outros passeios apenas para contemplar a natureza. Com isso, pode-se vir a Brotas em qualquer época do ano”, explica Evandro Farsoni, presidente da Abrotur.