O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (23), em Franca, que o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor calçadista cairá de 12% para 7%.
A informação foi oficializada durante encontro com políticos e representantes da indústria na unidade local do Senai, que terminou por volta das 12h.
O decreto assinado será publicado na terça-feira (24) no Diário Oficial e também prevê a redução de 18% para 12% no varejo. Diante dos presentes, o governador criticou a taxação tributária na economia brasileira.
"Estamos reduzindo o imposto para fortalecer a indústria e aumentar a competitividade. (...) O Brasil é caro, tudo aqui é mais caro. O imposto é muito alto e a gente não percebe, porque está embutido", disse.
Os reajustes respondem às expectativas do setor e devem beneficiar 2.457 fábricas em São Paulo. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), José Carlos Brigagão, a mudança traz fôlego para as fabricantes de sapato no Estado, diante de outras unidades da federação, onde o ICMS cobrado chega a ser de 3%.
EPTV