Fiscais do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) autuaram dois postos de combustíveis nesta quarta-feira (9), em Franca, após constatarem irregularidades em bombas de abastecimento.
Segundo o órgão, dois equipamentos em um posto localizado na rodovia Cândido Portinari (SP-334) forneciam menos combustível do que apontava o marcador. A cada 20 litros, eram 160 ml menos, de acordo com o instituto. Também foram constatadas outras 22 bombas com problemas, mas que não lesavam o consumidor.
A fiscalização em Franca ocorreu em 22 postos. Os estabelecimentos autuados têm prazo de dez dias para apresentarem defesa. A multa varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão e dobra em caso de reincidência.
"Chamam a atenção não somente os erros quantitativos, mas também os técnicos, que permitem o acesso ao sistema da bomba e possível fraude em aspectos como regulagem de preço e volume de combustível abastecido, lesando diretamente o consumidor", disse o superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado.
Em 2011, o Ipem verificou 5.324 bombas na região de Ribeirão Preto, das quais 268 foram reprovadas por irregularidades, o que gerou 31 autos de infração.
A Cidade