Um avião da TAM com 118 passageiros que levantou voo do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, teve que fazer um pouso de emergência após uma ave atingir a turbina da aeronave, que seguia para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta terça-feira (15).
Ninguém ficou ferido, mas os passageiros tiveram de esperar por mais de três horas para seguir viagem à Capital em outra aeronave.
O avião JJ 3275 da TAM decolou às 13h30. Minutos depois, um pássaro atingiu a aeronave. O advogado Carlos Henrique da Silva, 26 anos, estava sentado próximo à janela do lado esquerdo quando viu uma faísca saindo pela turbina.
"O avião estava levantando voo quando vi uma faísca. Depois a aeronave ficou oscilando, subia e descia, não ganhava altitude. Achei muito estranho", conta o passageiro.
Segundo o advogado, dois minutos depois, o piloto avisou que havia acontecido um problema e que eles teriam de voltar ao aeroporto Leite Lopes. Depois do pouso, os passageiros permaneceram no avião enquanto uma equipe técnica avaliava a aeronave. Como não foi possível seguir o voo, todos desceram e a TAM ofereceu as opções de realocação em outro voo ou reembolso do dinheiro. O advogado pegaria o voo de 16h50 para Guarulhos. A merendeira Rosemeire Rodrigues Fanan, 42 anos, optou por embarcar no mesmo voo do advogado.
Rosemeire é de Franca e iria a Porto Alegre (RS) acompanhar o nascimento do primeiro neto, marcado para as 6h desta quarta-feira (16). A futura avó estava preocupada em não conseguir chegar a tempo à cidade da filha.
"Minha filha já me ligou umas três vezes pra perguntar se eu já embarquei. Além da ansiedade pra chegar a tempo, tem o medo de andar de avião. Então, o susto se torna maior", afirma. A previsão era de que ela chegaria a Porto Alegre às 21h desta terça.
A estudante Jaqueline Fourier, 25 anos, também seguia para Porto Alegre. "Escutei um estouro quando o avião já estava estabilizado. Aí, o pioloto avisou que teria de voltar. Ainda bem que só estou a passeio e não tenho compromisso marcado", afirma a gaúcha.
A assessoria de comunicação da TAM informou, por meio de nota, que na aeronave havia 118 passageiros. A empresa confirmou que o problema foi causado por um pássaro que atingiu o avião. Ainda segundo a assessoria, os passageiros foram reacomodados em outros voos da companhia e de empresas congêneres.
A Cidade