Entre panfletos, experiências físicas e químicas e muita interatividade, a Feira de Profissões da Unesp procura atrair os estudantes que ainda têm algum tipo de dúvida com relação à sua profissão. Nos três dias do evento, a Unesp deve receber cerca de 15 mil pessoas.
Para os expositores, essa expectativa deve ser superada neste ano, já que o movimento, neste primeiro dia, foi maior que nas edições anteriores, quando o medo da Gripe H1N1 espantou alguns alunos.
Para chamar a atenção dos estudantes, algumas estandes usam da dinâmica, como é o caso de faculdades de física, biologia marinha e química. "A ideia é desmistificar a química, chamar a atenção dos jovens, que vêem a química apenas na teoria", conta o professor José Antonio Maruyama, responsavel pela estande da Faculdade de Química da Unesp de Araraquara.
Ele ressalta, ainda, que a maior parte visita o local para ver as reações químicas dos produtos, mas há muitos que param para fazer perguntas e tirarem suas dúvidas.
Ajuda
A Feira é dividida em três dias, com mais de 150 palestras, que ajudam a tirar as dúvidas dos estudantes. Karla Cristina Zavarise, de 16 anos, participa pela terceira vez da Feira e conta que as palestras têm ajudado bastante. "Estou em dúvida ainda sobre História e Arquitetura, e espero que as palestras me ajudem. Mas minha principal dúvida é sobre os altos e baixos dessas profissões", conta.
Eduardo Pinheirini, 16, e Guilherme Costa da Silva, 16, visitaram a Feira pela primeira vez. "As estandes de Física e Química são as mais legais, pois você vê tudo na prática", comentou Guilherme.
Tribuna Impressa