Em Barra Bonita, SP, a cheia do Rio Tietê levou a concessionária de energia elétrica a abrir as comportas da usina. A vazão maior provocou alagamento de áreas ribeirinhas em pleno inverno.
A cheia causa desconforto para quem mora na região, principalmente para quem trabalha com navegação. “Meio complicado, ainda mais que é meu primeiro dia na empresa, ainda estou pegando o jeito do trabalho, vamos ter que fazer uma limpeza agora”, ressalta o estagiário Douglas Eduardo Gil.
Não é comum ver o rio cheio assim nessa época do ano. “O Tietê vive das grandes enchentes, porque é quando toda a água do rio renova, mas nessa época do ano, junho, julho, que é uma época de seca não é comum estar desse jeito”, explica o comandante de embarcação Diego Palmezan.
Em nota, a concessionária informou que devido às fortes chuvas o nível de alguns reservatórios das usinas hidrelétricas estão elevados. Para o controle do nível de segurança dos rios, os vertedores foram abertos em Barra Bonita, Ibitinga e Bariri.
A nota explica ainda que “a abertura de vertedores é considerada normal durante a época de cheia do rio Tietê, que se encerra no dia 30 deste mês. A previsão é que os vertedores fiquem abertos até segunda-feira (25)”. A empresa afirma ainda que um alarme sonoro avisa sobre a manobra e ele tem alcance de até 3 quilômetros.
G1