Ibitinga, Sábado, 02 de Novembro de 2024
Apae irá completar 37 anos em agosto
Entidade presta serviços de educação, saúde, e lazer para mais de 200 alunos

No dia 23 de agosto de 1975, Ibitinga ganhou uma entidade para cuidas de crianças expressionais e portadores de deficiências. Uma das fundadoras foi a Dra. Imaculada Demasi Tonini. Outra colaboradora do projeto foi a professora Odila Francischini dos Santos, patrona de entidade. Odila tinha um filho com deficiência auditiva e colaborou para a criação da entidade, que iniciou as suas atividades com apenas 09 alunos. Hoje são ao todo 207.

   A entidade que tem XX m² e recebeu várias melhorias, entre elas, uma ampliação na sala de arte em 2009, e um Centro de Reabilitação, inaugurado no dia 8 de dezembro de 2010. Entre as verbas para a manutenção da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) estão as oriundas dos governos federal, estadual e municipal, além conquistadas pela própria entidade que promove ações entre amigos, usa o telemarketing para receber doações, e também utiliza dos créditos da Nota Fiscal Paulista, doado pela população no comércio local. Outra fonte de renda para a entidade é a Feira do Bordado, onde todos os anos ela expões os trabalhos realizado em oficinas de trabalhos manuais, como a fabricação de tapetes, objetos de decoração entre outros. A população também pode doar para entidade, basta entrar em contato pelo telefone, 3352-7510.

 

 

 

     A APAE realiza o trabalho em diversas áreas, como fisioterapia, educação, psicologia, odontologia entre outros. Conheça as especialidades da entidade.

 

 Prevenção e tratamento da obesidade

     Cerca de 10 à 15% dos alunos estão acima do peso. Um vez por mês um trabalho voluntário realizado pela nutricionista Dra. Paula Libone Passos, auxilia e orienta os alunos e familiares. Todos os alunos orientados são medidos, pesados e passam por avaliações a acompanhamentos.

 

Oficinas

   Com recursos do Governo do Estado, a entidade adquiri materiais para desenvolver trabalhos nas oficinas, como fitas colas, barbantes etc. As oficinas desenvolvem trabalhos como confecções de tapetes e artesanatos que depois são comercializados na Feira do Bordado. O ensaio da cada peça teatral também é coordenado nas oficinas. O trabalho da horta e da confecção para as roupas usadas nas atividades teatrais, também são confeccionadas em oficinas.

 

Programa de Psiquiatria

    Uma vez por mês, e atendendo sempre às sextas-feiras, o Dr. Laércio Pavani presta um serviço voluntário para os alunos. Os trabalhos aplicados geram saldos positivos nas questões de agressividade, convulsões entre outros.

 

Cardiologia

   Um atendimento gratuito entre consultas e exames, é realizado para os alunos da APAE. O médico cardiologista Dr. Willian Teixeira Haddad, atende em seu consultório voluntariamente sempre que necessário.

 

Odontologia

  Um consultório montado na própria entidade atende os alunos e também a população assistida pelo serviço público municipal de saúde. A cirurgiã dentista Dra. Vera Lúcia Zaneti Masola atende todos os dias da semana intercalando entre os períodos da manhã e da tarde.

 

Serviço de prevenção de 0 à 5 anos

   Um controle de natalidade de crianças com deficiência é realizado nas duas maternidades de Ibitinga. Logo no nascimento quando é identificado que a criança possui algum tipo de deficiência, a assistente social da APAE entra em contato com a família para prestar esclarecimentos e com isso nos primeiros dias de vida já é iniciado os trabalhos de prevenção ou para o desenvolvimento da criança, como por exemplo, o trabalho de fisioterapia.

 

Atividade de Equoterapia

   Todas as quartas-feira, um grupo de 4 alunos participam da Equoterapia. A atividade consiste em promover aos alunos um contato com os animais, o que permitem que eles desenvolvam vários benefícios, entre eles, o equilíbrio, a socialização, a redução da agressividade e o progresso na musculatura. Os aspectos físicos também são desenvolvidos, como por exemplo, a melhoria nos movimentos.

     A equipe do Centro de Equoterapia Trote & Galope é formada pela fisioterapeuta Patrícia Fodra, psicóloga Roseli Doro Pinheiro, coordenadora pedagógica Maria Aurora Racy, fonoaudióloga Bernadette Ortelan, assistente social Carmem Ortelan Salva, auxiliar de enfermagem Maria Cristina Miqueleto de Godoy e prof. de educação física Sérgio Franco de Godoy. Todos estes profissionais realizaram curso promovido pela ANDE-Brasil em 2002, na cidade de Piracicaba, o que viabilizou a criação do Centro de Equoterapia da APAE de Ibitinga e o início de suas atividades.

    Também fazem parte do Centro os médicos Dr. Oreste (pediatra) e Dr. Wong (ortopedista), que de forma voluntária, prestam seus serviços ao atendimento aos praticantes do Centro de Equoterapia. A atividade é realiaza na Hípica da Ibitinga e os animais foram doados e são mantidos pelo Rotary Club de Ibitinga

 

   Homeopatia e Acupultura

    O trabalho é desenvolvido pelo médico Dr. Luiz Roberto Custódio de Souza. Ele atende todas as 4ª feiras e presta orientação para os mis diversos problemas. Para alunos agitados ou com problemas de comportamentos, por exemplo, uma avaliação e orientação são ministrados para os alunos e familiares.

 

Encaminhamento para ao mercado de trabalho

  A Assistente Social Carmem L. Sanchez Ortelã Salva, avalia e encaminha os alunos aptos para o mercado de trabalho. Empresas como os supermercados Jaú Serve, São Bento e Usina Itaquerê, foram as últimas empresas a acolherem os alunos para o mercado de trabalho.

 

 

 

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546