A secretaria de Saúde de Américo Brasiliense confirmou que a jovem Graciele Alves Reis, de 19 anos, que morreu no último dia 1º, deu entrada no Hospital Municipal “Dr. José Nigro Neto” com um quadro de Meningococemia e essa seria a causa de sua morte.
A confirmação da doença deu-se através do resultado do laudo técnico emitido pelo Instituto Adolfo Lutz. "Todas as amostras enviadas para análise demonstraram a presença da bactéria Neisseria meningitidis tipo B, confirmando assim suspeita diagnosticada de Meningococemia", afirma nota enviada no início da tarde desta quarta-feira (11).
O departamento de Saúde e a Diretoria Clínica do Hospital ressaltam que todas as medidas profiláticas já foram realizadas. "Trata-se de uma doença com um alto índice de mortalidade, devendo a população ficar alerta com os principais sinais e sintomas característicos, especialmente no inverno", alerta a secretaria. Os principais sintomas da meningite meningocócica são vômitos, febre, rigidez da nuca e manchas na pele.
A secretaria de Saúde reafirma que fez todo o atendimento necessário à paciente, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, e que o município realiza anualmente a vacinação contra a meningite, de acordo com o calendário nacional e ressalta a importância da imunização, já que é possível prevenir doenças graves, como é o caso da Meningococemia.