A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga ministrou, gratuitamente, um curso de extensão aos educadores da rede municipal de ensino.
Com o apoio da Direção e da Coordenação do Curso de Pedagogia, professoras ministraram o curso “Os problemas de aprendizagem na ótica da Psicologia Escolar”.
O curso, com duração de 30 horas aconteceu aos sábados, das 8h às 12h e teve como objetivo possibilitar aos cursistas a compreensão dos aspectos sociais, afetivos e educacionais geradores dos problemas de aprendizagem e do fracasso escolar.
Os módulos estudados abordaram conteúdos como: quem são os alunos que fracassam na escola; teorias explicativas das dificuldades de aprendizagem; a culpabilização da vítima; a produção do fracasso escolar pelo sistema educacional; a cristalização da incapacidade de aprender; possibilidades de reversão da estigmatização da criança pobre como incapaz; autoestima e aprendizagem, além da análise de filmes com temas educacionais.
Participaram do curso Supervisores de Ensino, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de escola e, Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, num total de 45 educadores.
Segundo a direção da FAIBI, a faculdade enquanto Instituição Pública, tem responsabilidade social perante a sociedade ibitinguense e dentre os cursos de graduação oferecidos pela Instituição, o curso de Pedagogia, por meio dos especialistas que compõem o corpo docente, pode subsidiar a implementação de melhorias no setor educacional do município, visando colaborar para a qualidade do ensino.