O delegado do DENARC (Departamento Estadual de Repressão Narcotráfico), Dr. Reinaldo Correa, realizou uma palestra em Ibitinga na última quinta-feira 25, às19 horas. A palestra sobre drogas foi ministrada no auditório do Centro Integrado Educacional, no Jd. Natália, e foi realizada a convite da Secretaria Municipal de Trânsito e Tecnologia.
A palestra teve o foco sobre todas as drogas que estão sendo usadas na sociedade. “Prevenir as drogas na sociedade é muito importante. Os pais devem tomar mais conhecimento sobre as drogas. Hoje em dia os pais perderam o controle sobre os filhos. Eles deveriam conversar mais, além de fiscalizar mais”, explica o delegado Reinaldo. Para o delegado quem oferece as drogas nos dias atuais são os amigos dos jovens “O traficante hoje mudou de estratégia, antes era os marginalizados. Os pais devem tomar cuidado com os amigos dos filhos”, explica o delegado que tem 40 anos de experiência na Polícia Civil, e destes, foi 33 anos como delegado.
O álcool
Entre todos os tipos de drogas explicadas na palestra, uma, segundo o delegado, é a porta de entrada para a dependência química: o álcool. Para o delegado, o adolescente começa com beber socialmente, às vezes dentro da própria casa e depois, começa a usar outras drogas, como maconha, depois cocaína, crack e outras ainda mais pesadas.
Outro dano lembrado pelo delegado foi a violência que o uso da droga provoca na sociedade. “O freio moral é a educação, a cultura e os ensinamentos que o indivíduo recebeu na sua vida, mas depois que ele usa o álcool, esse freio cai e é aí ele começa a usar drogas e ai a violência pode aumentar na sociedade”, explica o delegado. Ele ainda acredita que um surto de doenças oriundas do abuso de álcool irá se acontecer no país, devido o tamanho abuso da droga.
Para o secretário de Segurança e Tecnologia da cidade, Márcio Leal, a palestra é uma ferramenta para poder melhorar a informação sobre as drogas. “Hoje toda a informação sobre o tema que podemos obter é importante”. Márcio que já foi policial do DENARC revela que outras palestras poderão ocorrer em Ibitinga.
Estiveram presentes na palestra diversos secretários municipais, representantes do Conselho Tutelar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria da Educação do Município, além de diversos professores.