Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (1º), no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, Ribeirão Preto foi aprovada pelo COL (Comitê Organizador Local) como cidade apta a receber uma das 31 delegações de seleções que participarão da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Ribeirão foi escolhida com dois conjuntos de centro de treinamento e hotel, chamados de pareamentos: o CT do Olé Brasil e seu hotel interno, localizado no quilômetro 53,5 da Rodovia Abraão Assed, e o estádio Santa Cruz, do Botafogo, com o Hotel JP.
Foram quase 23 meses de análises em 278 locais de 181 municípios para se chegar aos 54 selecionados de 41 cidades brasileiras. No total, 27 pessoas viajaram mais de 150 mil km para obter relatórios que ultrapassaram dez mil páginas e 30 mil fotos. Foram escolhidos quatro pareamentos da região Norte, três das regiões Nordeste e Centro-Oeste, 14 da região Sul e 30 da região Sudeste.
"Demos um passo muito importante para trazer uma seleção para Ribeirão Preto. Algumas Capitais ficaram de fora. Isso mostra que temos estrutura adequada para receber um País", disse o secretário de turismo de Ribeirão Preto Tanielson Campos, que acompanhou a cerimônia ao lado da prefeita Dárcy Vera (PSD). Também estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o governador do Estado, Geraldo Alckmin; e o
Secretario Executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes.
A partir do dia 1º de setembro de 2013, as Confederações já podem comunicar à Fifa sobre quais cidades escolheram para se hospedar. O prazo máximo para a escolha será após o sorteio dos grupos do Mundial, que será em dezembro de 2013.
Araraquara
Araraquara também foi escolhida oficialmente para estar no catálogo online da Fifa para ser subsede da Copa de 2014.
Por estar na seleta lista, Araraquara estará incluída em um pacotão de investimentos porque as seleções de Portugal, Arábia Saudita e Japão teriam manifestado interesse em ficar na cidade.
Foram 278 centros de treinamento analisados de 181 municípios. Desses, a Fifa escolheu 12 sedes e, nesta quarta, já foram selecionados 54 locais, em 41 subsedes.
Confira a lista das cidades paulistas selecionadas:
Águas de Lindoia
Álvares Machado
Araraquara
Barueri
Guarujá
Itu
Jaguariúna
Mogi das Cruzes
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Paulo
São José dos Campos
Sorocaba
Na foto, a Prefeita de Ribeirão Dárcy Vera (PSD) e o governador do Estado, Geraldo Alckmin.
Fonte:A Cidade.