Nesta sexta-feira (31) será realizada a 86ª Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo. A prova reúne atletas profissionais e amadores, homens e mulheres de todas as idades, que percorrem 15 quilômetros pelas ruas da capital paulistana.
Ibitinga terá como representante o atleta Robinson Pinheiro, que compete na categoria 55 a 59 anos pela quinta vez, a prova da São Silvestre. Para enfrentar todo o percurso, Robinson conta que treina pelo menos 5 vezes por semana, somando um percurso total entre 45 a 50 Km semanais.
Sobre as dificuldades do percurso da São Silvestre, ele revela que a subida da Brigadeiro é desafiadora, e o segredo é fazer uma prova equilibrada, manter um ritmo para enfrentar a subida dessa avenida e conseguir terminar a prova.
Robinson conta também, que um fator importante é obedecer aos próprios limites. “É preciso saber o que você pode fazer na prova, senão você não completa. Além disso, se concentrar e fazer sua prova, saber que há outros competidores melhores e mais bem preparados e fazer a percurso concentrado, é o segredo para concluir o trajeto”, afirma Robinson.
A São Silvestre será a 28ª corrida de Robinson neste ano. Ele já correu em provas como a da Volta ao Cristo em Poços de Caldas, a Meia Maratona do Rio de Janeiro e a XII Volta Internacional da Pampulha, onde competiu com 436 corredores de sua categoria e ficou em 11° colocado, entre outras. Robinson disse que somando todas as corridas de que participou este ano, foram 261,995 km percorridos.
A respeito da participação na São Silvestre Robinson fala que para ele, correr é satisfatório, e o objetivo deste ano é melhorar o tempo final de seu percurso e que a motivação que a corrida traz é grande, devido à diversidade de pessoas, e o respeito entre os atletas, além do carinho do público, que participa à beira a calçada incentivando, e nos prédios as pessoas também incentivam e desejam votos de feliz ano novo.