Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Museu de Paleontologia expõe fóssil de titanossauro em Marília
Mostra compartilha com a população uma descoberta de 2009. Entrada é gratuita e acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h30

O Museu de Paleontologia de Marília (SP) apresenta a exposição temporária “Um encontro com... o dinossauro Titã de Marília”, a qual apresenta à população de Marília e região o trabalho de coleta dos fósseis de um titanossauro. A mostra tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O titanossauro foi uma espécie de herbívoro, quadrúpede, que media aproximadamente 13 metros de comprimento e viveu no período cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos. O fóssil foi descoberto na cidade em 2009 e só teve as escavaões encerradas neste mês.

Rico patrimônio
Para o Paleontólogo e Coordenador do Museu de Paleontologia, William Nava, “a exposição é um retorno de todo investimento que foi realizado neste projeto, é uma forma de compartilhar o conhecimento e os descobrimentos que realizamos com a população”. Ele destaca que os fósseis da região já foram usados como fonte de pesquisa em todo o Brasil, e muitos materiais estão em museus do Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o biólogo e paleontólogo da UFRGS, Marco Brandalise de Andrade, a cidade de Marília tem um rico patrimônio fóssil. “O cidadão daqui tem direito a ter esse patrimônio preservado regionalmente, beneficiando a comunidade local com opções de educação, cultura e lazer. A região toda tem grande potencial de pesquisa e turismo”, comenta.

A exposição temporária pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e permanecerá no Museu durante seis meses. A entrada é gratuita. O Museu de Paleontologia de Marília esta situado no Centro Cultural na Avenida Sampaio Vidal, 245; entrada pela Avenida Rio Branco.

De acordo com o professor da Universidade de Brasília, Rodrigo Miloni Santucci, as rochas do local preservam muito bem as informações da época dos dinossauros. A próxima etapa será a preparação dos fósseis e a publicação dos materiais. “Queremos reconstruir o esqueleto no Museu aqui em Marília, mas para isso precisamos de um espaço maior e mais adequado, tanto para a pesquisa quanto para o público”, explica.

Serviço
Exposição “Um encontro com... o dinossauro Titã de Marília”
Local: Museu de Paleontologia de Marília;
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30;