Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Como posso evitar o mau hálito do meu cachorro?

O mau hálito é provocado pelas bactérias da placa, que se formam na superfície do dente, principalmente próxima da gengiva. Estas bactérias produzem metabólitos (compostos de degradação) e, ao longo do tempo, aumentam de forma progressiva. 
   De acordo com os veterinários da Clínica Toca do Bicho, com o tempo ocorre a mineralização na superfície do dente e forma-se o cálculo (tártaro). Além do odor desagradável, as bactérias são responsáveis por um doença que ataca o suporte do dente (periodonto) e acaba por enfraquecer as estruturas, deixando o dente com mobilidade acabando por se perder. 
    O ideal é que antes que isso ocorra, o animal deve ser tratado de forma correta por um médico veterinário, que possa avaliar todo o conjunto de fatores, além de outros probelmas. O tratamento consiste em remover cuidadosamente o cálculo e as bactérias de toda a superfície do dente, inclusive abaixo da gengiva (região conhecida como subgengival), sendo fundamental a realização do polimento dos dentes. 
    O tratamento ainda requer o uso de medicamento. O animal deve receber antibióticos antes e depois do tratamento, sob a supervisão do veterinário.
    A manutenção da boca saudável está por conta do proprietário que deverá escovar regularmente com pasta de dente para animais e o uso de anti-sépticos bucais, conforme orientação do veterinário. Com todos estes cuidados, o mau hálito certamente desaparecerá.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546