As ocorrências em combate ao tráfico de drogas em Ibitinga aumentaram em 25,4% no último trimestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2011. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Entre os meses de março à agosto, foram apreendidos pela PM 20 quilos de drogas, que resultaram a prisão de 102 pessoas envolvidas com o tráfico. Destas, 88 foram detidas em flagrante. Também saíram das ruas 5 armas de fogo, 56 armas brancas e 43 veículos foram recuperados.
De acordo com o 1º tenente da Polícia Militar Rogério da Silva Júlio, que assumiu o comando do 2º Pelotão da PM de Ibitinga em março, as ações operacionais foram readequadas, em especial as operações sobre o tráfico de drogas. “Tudo isso foi uma ação de um planejamento estratégico. Estudamos a evolução das causas nos últimos dois anos, entramos em contato com os moradores e policiais, e com base nestas informações, montamos um mapa de intenções e empregamos o policiamento”, explicou o tenente.
Furtos
Os dados divulgados pela Segurança Pública de São Paulo, revelam uma diminuição em 36,73% nos números de furtos de veículos no 1º semestre. Os furtos comuns aumentaram em cerca de 44,59%. Em 2011 totalizaram 601 crimes e este ano já foram registrados 869.
Os números de vítimas de lesões corporais diminuíram. Lesão corporal dolosa (quando há intenção) diminuiu 7,43%, e lesão corporal por acidente de trânsito diminuiu em 11,25%.
Efetivo
Para combater a criminalidade, o tenente Júlio garante que aumentou o número de viaturas e de efetivo na cidade. Outra ação em curso, segundo o tenente, são as ações estratégicas, que são realizadas na cidade graças a um planejamento. “O resultado foi em diminuição de alguns índices criminais está aliado com a missão do 13º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Araraquara”, avaliou o tenente Júlio.
http://www.ssp.sp.gov.br/estatistica/dados.aspx?id=227