A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até o dia 2 de outubro, para o processo seletivo de refugiados nos cursos presenciais de graduação. Cada uma das 58 opções de cursos nos três campi da universidade oferecem pelo menos um vaga para este processo específico.
É reconhecido como refugiado todo aquele que devido a temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país. A condição de refugiado, entretanto, não é definida pela UFSCAr, mas pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).
Para fazer a inscrição o candidato deve, portanto, comprovar a situação de refúgio por meio de documentação emitida pelo Conare. No dia 23 de outubro a UFSCar vai divulgar a lista dos candidatos que tiverem suas inscrições aprovadas com a indicação das datas em que deverão realizar as provas.
A lista completa da documentação exigida pode ser consultada no edital do processo seletivo. Todos os documentos devem ser enviados pelos Correios para a Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo email covest@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8152.
O endereço da ProGrad para envio da documentação é:
Rodovia Washington Luís, km 235
CEP: 13565-905
São Carlos –SP