Cerca de 110 estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fizeram uma nova manifestação na manhã desta terça-feira (18), na Avenida São Carlos. Com um caixão, cruzes e cartazes, eles reclamaram da falta de unidades de saúde para as aulas práticas e cobraram a conclusão das obras do Hospital Escola.
Após o percurso pela principal avenida da cidade, os alunos fizeram um enterro simbólico, com um caixão com as iniciais do Hospital Escola, cujas obras começaram em 2006. "Atualmente fazemos estágio na cidade de Diadema, Bauru e Limeira. É uma situação muito complicada para os estudantes que têm que se deslocar da sua cidade, que eles escolheram para morar, para ir pra fora", disse o estudante Hugo Amaral.
Devido a falta de locais para fazer o internato, muitos precisam viajar até 300 quilômetros. Segundo eles, a parte prática da profissão só pode ser feita em 14 das 30 unidades de saúde.
Secretaria da Saúde
Em protesto, no dia 6 de setembro, o secretário da Saúde de São Carlos, Marcus Vinícius Bizarro, afirmou que em 2013 o problema pode ser resolvido, com a conclusão do hospital. A alternativa até lá seria a parceria com hospitais da cidade.
UFSCar
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da UFSCar informou o reitor da universidade vai se manifestar sobre o assunto nesta quarta-feira (19).
G1